fbpx

Pode abrir essa porta para mim?

Todos os dias você atravessa dezenas de portas, seja dentro de casa, no escritório, no comércio e inúmeros outros locais e nem repara nelas. As primeiras representações desse elemento arquitetônico foram encontradas em pinturas de tumbas egípcias. Uma porta de 5 mil anos foi descoberta na Suíça, evidenciando sua longa história.

Você nunca parou para pensar nas inúmeras funções, mas as portas foram inventadas como uma solução para várias necessidades práticas. Elas têm um papel estético, contribuindo para a beleza arquitetônica e a expressão cultural, além de bloquear influências externas, tal como o clima, mantendo o ambiente interno estável, controlando a temperatura, a umidade e a entrada de luz e som.

As portas, porém, servem principalmente para limitar o ingresso a espaços privados, protegendo esses locais de intrusos indesejados, entre outras coisas para restringir o acesso a objetos de alto valor. E como expliquei nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, sua rede de relacionamento é um dos ativos mais valiosos que você tem na vida!

Apesar da sua rede não ser um bem material, ela tem um elevado valor, particularmente para quem construiu e vem mantendo esse patrimônio com alto custo. Isso justifica que você guarde esse tesouro atrás de uma porta bem trancada. Mais ainda, justifica que você só conceda acesso à essa preciosidade a poucas pessoas, a depender do que elas quiserem explorar em seu interior.

Quanto se trata de uma rede de relacionamento tão diversa e com necessidades muito distintas, existe um comportamento muito interessante. Sua porta muda de acordo com o nível de confiança e o tipo de ajuda que for solicitada. A porta é enorme para aqueles amigos que estão no cume da sua rede. Eles têm passe livre para fazer praticamente qualquer tipo de pedido.

Quando o favor grande demais ou a conexão não for tão sólida assim, a porta reduz significativamente de tamanho. Em contrapartida, se o pedido de ajuda é para fazer o bem, até mesmo as pequenas portas se abrem de forma súbita. Recentemente, propus uma dinâmica interessante em um treinamento sobre Networking para colegas mentores para apoiar jovens na busca por oportunidades profissionais.

Nesta atividade, um grupo de mentores teve que procurar em suas redes as conexões mais adequadas que poderiam ajudar alguns jovens a entrar no campo de interesse deles. Os mentores notaram como é fácil achar as oportunidades que se ofereceriam para apoiar uma causa social nobre. Mas, ao final da sessão, perguntei se as mesmas oportunidades estariam disponíveis se o pedido fosse de uma indicação de emprego. Todos concordaram que não!

Independentemente do tamanho, saiba que as portas devem abrir nos dois sentidos. Como disse a poetisa americana Emily Dickinson, sem saber quando o amanhecer chegará, abro todas as portas. Ou seja, para sua rede funcionar, esteja sempre aberto a abrir suas portas aos outros!

Se curtiu este artigo, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe com quem sempre abre as portas para você!

Comentários