Sabe aquele lugar lotado, que parece que todo mundo está lá? Pois é, assim está parecendo a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Os números desse evento cultural são impressionantes. Mais de 700 autores e 227 expositores em uma área de 75 mil m² com mais de 3,5 milhões de livros disponíveis para um público estimado de mais de 600 mil visitantes em duas semanas.
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo como conhecemos hoje surgiu em 1970, mas suas raízes são de 1951, quando a Câmara Brasileira do Livro (CBL) organizou a primeira Feira Popular do Livro em São Paulo, inspirada nas feiras de livros europeias. E por incrível que pareça, só ontem que eu participei pela primeira vez de uma Bienal, justamente como escritor, autografando o recém-lançado livro Vivi, Vendi, Venci. Por estar debutando na Feira, eu quis ter a experiência completa.
Atravessei a cidade de trem e metrô, onde vi muitos leitores mergulhados na imensidão de seus livros no aperto dos vagões. Depois, enfrentei mais uma hora de fila para pegar um ônibus gratuito que levava o público geral ao pavilhão. Nesse tempo, pude acompanhar relatos de inúmeros leitores, jovens, idosos, famílias inteiras, que estavam visitando a feira para se encantar com o mundo da magia literária. Ouvi histórias inspiradoras, transformadoras, motivadoras. Só isso justifica aquela enxurrada de gente desaguando no mesmo local.
Em minha primeira sessão de autógrafos na Bienal, também pude conhecer mais visitantes ecléticos e heterogêneos. Meu parça Marça e eu recebemos estudantes, professores de escola pública, famílias e até presidente de empresa. Cada qual com uma história única de paixão pelos livros e por vendas, tema central que nossos coautores abordaram brilhantemente nessa obra.
Nem sempre eu curti literatura. Não tinha tempo nem paciência para ler um bom livro. Mas, desde que me apaixonei pelo tema de Social Network, passei a devorar obras em inglês sobre o assunto. Se você também não tem tempo, sugiro experimentar audiolivros. Desde que eu assinei a Audible, serviço por assinatura da Amazon, não parei mais de me deliciar com obras variadas.
Se me permite uma sugestão para iniciar sua experiência, Comece pelo Porquê! Esse best-seller do autor e palestrante britânico-americano Simon Sinek explora a importância de entender o propósito por trás das ações e decisões que tomamos, tanto em contextos pessoais quanto profissionais. Ele vai abrir sua cabeça não apenas para a leitura, mas para a forma como compreende o mundo a seu redor.
São nos livros que todos se encontram! São neles que aprendemos a sonhar. Como disse este escritor motivacional, “Sonhe alto. Comece pequeno. Mas, acima de tudo, comece!”. Por isso, para sua rede funcionar, se conecte com outros leitores. Recomende, empreste, presentei, escreva livros. O vínculo emocional vai muito além das páginas!