Como acreditar na bondade dos homens com tantos exemplos de crueldade ao longo do tempo? A frase que ilustra esse artigo poderia ser uma inspiração. Afinal, Anne Frank foi uma das vítimas mais célebres do holocausto. Entretanto, essa manifestação de esperança foi escrita algumas semanas antes da família Frank ser presa pela Gestapo e menos de um ano antes de Anne e sua irmã Margot terem morrido de tifo no campo de concentração de Bergen-Belsen na Alemanha.
Muito difícil mesmo acreditar que após quase 1.000 dias da invasão da Ucrânia pela Rússia não exista uma perspectiva de fim dos conflitos e que, ao invés de diálogo, o que se vê é o envio de mais armas potentes e incontáveis mortes de inocentes de lado a lado. Não tão longe dali, em Israel, um ataque surpresa com lançamento de foguetes e infiltração de terroristas armados resultou na tomada de 242 reféns e, após um ano de destruição de Gaza, somente 4 civis foram liberados pelos sequestradores.
Sem dúvida não deve existir bondade no coração de pessoas que utilizam civis inocentes como escudos humanos para proteger esconderijos e depósitos de armas. Tão desumanos quanto eles são aqueles que bombardeiam esses locais sem pensar nas centenas de vítimas que sequer tem chance de defesa ou são ameaças reais nessas disputas de narrativas.
Onde está a bondade dos chefes de Estado e de governo dos países-membros da ONU, incluindo os que estão em conflito, que há dias discutem sem sucesso a paz na 79ª Sessão da Assembleia Geral em Nova Iorque? Se nem as pessoas mais poderosas e capacitadas de cada Nação conseguem apaziguar o ódio entre inimigos, por que você deveria acreditar na bondade humana?
A resposta que eu defendo é que o amor sempre vencerá o ódio. Como escrevi nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, muitos já morreram em nome do amor, mas ainda mais pessoas perderam suas vidas por causa do ódio! Se pensar que, assim como eu, você tem amigos israelenses e libaneses, por exemplo, e os ama de forma igual pelo que eles são de verdade, você enfim compreenderá que a bondade está presente em seu coração, apesar de tudo indicar o contrário.
Como disse o renomado escritor francês Honoré de Balzac, quanto maior a bondade em uma pessoa, menos ela desconfiará da maldade dos outros! Por isso, para sua rede funcionar, espalhe a mensagem de otimismo, de união, fraternidade entre as pessoas, independentemente de sua origem ou crença. Quanto mais bondade você conseguir plantar nos indivíduos ao seu redor, menos maldade elas enxergarão no mundo!
Curtiu? Então, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e envie esse artigo para as pessoas boas da sua rede!