Quem não gosta de celebrar grandes conquistas e ocasiões especiais? Igualmente, todos nós gostamos ser prestigiados por nossos queridos convidados. Contar com a presença dos parentes, amigos, clientes, parceiros, entre outros torna aquela celebração ainda mais emblemática e inesquecível! Mas, infelizmente, recebemos bem menos gente do que esperado.
E quando essa ausência acontece, tanto anfitrião quanto convidados se veem em situações desagradáveis. Afinal, se você fez questão de convidar aquela pessoa especial e ela não se esforçou para comparecer, cria-se aquela sensação de desprezo. Se o invitado confirmou e não veio, você tem um misto de sentimentos entre preocupação e menosprezo.
Do outro lado do convite, milhares de motivos podem causar o absenteísmo, ainda mais em uma agenda conturbada em uma grande cidade. Uma consulta que atrasa, uma reunião que se estendeu, um congestionamento monstro, um outro compromisso inadiável, ou um mal-estar ou estafa por dias insanos de trabalho. Muita coisa pode impedir que uma pessoa não compareça ao compromisso.
Mas como somos animais sociais, criamos fantasmas na nossa cabeça. Quem foi desprestigiado, sente que merece uma explicação do ausente. Por outro lado, quem faltou, se sente na obrigação de se desculpar. A verdade é que nenhum dos dois sentimentos são justos. Como ilustrei esse artigo da Newsletter da YourNetWorks, você nunca precisa se explicar! Afinal, seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar em você de qualquer maneira!
O que de fato acontece é que os presentes no festejo preenchem com sobra todas as lacunas de quem não pode comparecer, seja involuntária ou intencionalmente. Falo isso por experiência própria. Na semana passada, tivemos o lançamento oficial do livro Vivi, Vendi, Venci da Editora Literare Books International, onde dezenas de coautores convidaram centenas de pessoas para celebrar essa conquista.
Posso afirmar que menos de 10% dos convidados compareceram no evento de lançamento em um shopping em São Paulo. Só isso já foi o suficiente para lotar a livraria e esgotar todo estoque de livros, comprovando o sucesso estrondoso do projeto. Os anfitriões estavam exultantes com a presença massiva dos visitantes que se mobilizaram a prestigiá-los e sequer sentiram falta dos 90% que deixaram de fazer parte daquele momento mágico!
Quem realmente importa é quem esteve lá. Como disse o Ministro e escritor best-seller irlandês Emmet Fox, a arte da vida é viver o momento presente e tornar esse momento o mais perfeito possível, comprovam que somos instrumentos e expressão de Deus! Por isso, para sua rede funcionar, celebre suas conquistas com quem conseguiu estar contigo de corpo ou de alma. Os ausentes também são grandes presentes!