fbpx

Você sabe o bem que me fez?

O que é fazer o bem para você? É uma doação poupuda de dinheiro, uma entrega de uma benfeitoria, uma ação social em prol dos desfavorecidos? É claro que tudo isso é muito relevante! Mas não se trata de quanto você faz pelos outros, nem do tamanho da ação e muito menos do valor empregado.

O bem provoca um sentimento que aquece o coração do próximo por alguns segundos ou que pode até perdurar por toda vida em forma de gratidão. E a gratidão é um dos componentes essenciais da formação do caráter e, consequentemente, da construção da confiança. Em suma, quando você faz o bem, isso vai resultar no fortalecimento dos laços de amizade, mesmo que a ação seja sutil e despretensiosa. É como uma pequena gota caindo no oceano. Uma iniciativa minúscula pode gerar grandes ondas a quilômetros de distância!

Um exemplo de propagação de ondas de bem aconteceu comigo recentemente. Depois de anos atuando como vocalista de uma banda de rock nacional compondo somente letras em português, eu decidi iniciar uma carreira solo para compor e interpretar músicas de vários estilos, ritmos e idiomas. Minha canção de estreia nessa nova fase foi “Saudades of Brazil”, meu primeiro soul e primeira letra em inglês. Tive a liberdade para escolher cuidadosamente a melodia e cada instrumento da música. E essa foi primeira gota!

Desde a concepção inicial, eu queria que essa canção tivesse uma gaita harmoniosa para realçar o sentimento de saudade que a melodia exige. Também tinha claro em mente que quem deveria tocar essa gaita seria um amigo extremamente criativo e super talentoso. Passei a ideia do que eu esperava dele e dei total liberdade de criação. A entrega foi excepcional! Quando enviei para ele em primeira mão o resultado final da música mixada e produzida, ele me confidenciou – “você não sabe o bem que me fez!”

Esse convite inesperado para participar dessa gravação profissional tirou meu amigo de uma depressão severa. Como músico amador, ele nunca havia tido uma oportunidade de brilhar em um projeto musical e de ter sua marca perpetuada em uma obra oficialmente registrada e publicada. As ondas do bem se propagaram para todas as direções quando enfim a música foi lançada mundialmente através de todas as plataformas de streaming.

A letra fala sobre a saudade, um termo único dos brasileiros, um sentimento difícil de explicar. Tanto compatriotas que vivem fora do nosso País quanto estrangeiros que já tiveram o prazer de conhecer nossa terra abençoada têm compartilhado comigo reações emocionadas e retornos positivos de várias partes do mundo. Isso tem feito muito bem para quem matou as saudades do Brasil com essa música. E, claro, toda essa sincera apreciação faz um bem absurdo para mim e para todos os outros músicos e profissionais que participaram desse projeto!

Como dito nas Fábulas de Esopo, o escravo e contador de histórias que viveu na Grécia Antiga, nenhum ato de bondade, por menor que seja, é desperdiçado! Por isso, para sua rede funcionar, você não precisa encher um oceano de boas ações. Pequenas gotas de bem resultam em ondas de gratidão e fortes marés de confiança!

 

Curtiu este artigo? Então, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe esse artigo com que te faz bem!

Comentários