fbpx

O mundo é um ovo?

Quem nunca se surpreendeu com as “coincidências” de descobrir que você tem alguns amigos em comum com outra pessoa da sua rede? Parece até que o mundo é minúsculo, do tamanho de um ovo, onde todos estão distantes por poucos passos! Há quem diga que o planeta é uma ervilha com apenas alguns milhares de habitantes. O resto da população mundial é de figurantes!

De fato, essa percepção de proximidade poderia estar relacionada aos aspectos geográficos! Apesar da superfície da Terra ser enorme, com cerca de 510 milhões de quilômetros quadrados, apenas um quarto dessa área é composta por terra firme e pelo menos metade disso é coberta por desertos, geleiras, montanhas, florestas e outras áreas inóspitas. Portanto, pouco mais de 60 milhões de km2 acomodam mais de oito bilhões de habitantes.

Mas essa impressão de que estamos todos interconectados ocorre porque vivemos em círculos limitados, ou em microuniversos, que é o termo que utilizo nas palestras da YourNetWorks. Esses círculos podem ser o bairro onde vive, a escola onde estudou, o segmento da indústria em que trabalha, ou até os hobbies que pratica. A verdade é que as distâncias entre os participantes de um microuniverso são ínfimas, no máximo três graus de separação!

Isso pode ser comprovado na famosa indústria cinematográfica, que é excepcionalmente registrada pelo IMDb (Internet Movie Database), que é um banco de dados online com informações relacionadas a filmes, séries de televisão, entre outros, e que incluem elencos, equipes de apoio etc. Utilizando essas informações gratuitas, três amigos da Pennsylvania, EUA, decidiram criar o Oráculo de Bacon!

Eles queriam provar que o ator norte-americano Kevin Bacon era o Centro do Microuniverso de Hollywood e que todos os atores e demais profissionais dessa indústria estavam conectados com ele com algum grau de separação. A brincadeira não conseguiu comprovar a primeira parte, mas demonstrou de forma instigante como todos os membros desse círculo estão super interconectados.

O que aprendemos com isso é que Bacon, mesmo não sendo o personagem mais conectado desse círculo, ainda assim consegue chegar a qualquer um dos membros desse mundo. Como ele mesmo disse, “eu não tenho que ser o protagonista. Se eu conseguir uma ponta, eu estarei lá”! Por isso, para sua rede funcionar, esteja sempre envolvido com os habitantes desse mundo que é um ovo, e sempre comprometido com suas conexões como o Bacon!

Curtiu? Se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe esse artigo com seus amigos que vivem nesse mundo ovo!

Comentários