fbpx

Não tem ninguém aqui?

Imagine-se nessa situação. Você é trancado em uma enorme sala vazia com somente uma cadeira e uma mesa ao centro. Sobre a mesa, você encontra apenas um livro. Mas não um livro qualquer. É uma obra com temas interessantíssimos para sua vida com capítulos escritos por diversos coautores, especialistas em um tema distinto. Como não tem ninguém ali e você está trancado, você se sente e começa a ler o livro. E à medida que devora as páginas, se encanta pelos artigos e fica imaginando quem os escreveu.

Esse exercício de imaginação não é tão estranho assim. Quando você se começa a ler um livro, logo se desconecta do mundo, como se estivesse trancado em uma sala vazia. Essa sala pode até parecer vazia, mas você está em ótima companhia dos autores e de seus personagens em um mundo imaginário, onde você aprende novas habilidades e competências.

No mundo real também não existem salas vazias. Sua percepção é equivocada porque seus sentidos são tão limitados e te levam a acreditar que não tem ninguém ali! Mas na perspectiva de um cachorro, por exemplo, qualquer ambiente vazio é um buffet de aromas que contam as histórias de todos que passaram por ali recentemente, graças ao seu faro aguçado e aos sensores no focinho canino.

Para entender melhor como podemos enxergar o mundo por perspectivas distintas, eu recomendo este artigo do The New Yorker. Eu conheci o conceito de Umwelt Sensorial em um episódio do Radinho de Pilha, podcast diário do raríssimo Rene de Paula Jr. Aliás, recomendo fortemente todos os episódios do Radinho, que ensinam temas dos mais diversos com visões fundamentadas e explicadas de forma clara e objetiva!

Particularmente, da minha perspectiva, a sala nunca está vazia! Dentro do livro, existem múltiplas portas que te levam para diversos mundos. Enquanto escritor, essa obra me conectou inicialmente a outros coautores brilhantes, que vivem em universos que eu jamais imaginei que existissem. A partir daí, essa obra me aproxima das pessoas da minha rede de relacionamento, que compraram um livro por confiar em meu trabalho. Estou extasiado em encontrar com todos eles para autografar cada exemplar.

Outras portas que se abriram foram com os leitores que estão prestigiando essa obra, divulgando em suas redes e interagindo com os coautores. Eu mesmo tive o prazer de me reconectar com um colega que trabalhou comigo há 30 anos. Mais portas ainda se abrirão com os futuros eventos e palestras para promoção do livro “Balanced Skills”. Nessas oportunidades, eu tenho a satisfação de iniciar relações com participantes interessantíssimos, que poderão servir de pontes para mundos inexplorados!

Nunca acredite que você está trancado em uma sala cercada de paredes. Como disse o professor e escrito norte-americano Joseph Campbell, siga a sua felicidade e o universo abrirá portas onde só haviam paredes. Portanto, para Sua Rede Funcionar, saiba que sempre tem alguém por aí! Enxergue o mundo através das portas que se abrem a cada oportunidade de estabelecer novas conexões e de se reconectar com antigos amigos!

Curtiu esse artigo? Então, assine a Newsletter “Sua Rede Funciona?” e compartilhe com aquelas pessoas que abrem portas para você chegar em universos nunca antes explorados.

Comentários