Hoje é o Dia dos Pais! Uma data comemorativa cuja relevância comparada com o Dia das Mães é significativamente menor. Existem inúmeros motivos, desde os afetivos até os comerciais. Só para se ter uma ideia, historicamente, o faturamento dos comércios varejistas com vendas de presentes para os pais é de cerca de metade do movimento gerado para as mães.
Como ilustrei nesse artigo especial do dia delas na Newsletter da YourNetWorks, tudo o que sou ou que pretendo ser, eu devo a minha abençoada mãe! Entretanto, apesar da falta de prestígio no varejo, os Pais possuem uma tremenda importância na vida dos filhos. Estudos apontam, por exemplo, que as características genéticas herdadas do pai incluem diversos traços físicos e comportamentais.
Estudos indicam que os genes de origem paterna tendem a ser mais expressivos do que os maternos, sugerindo uma manifestação genética de aproximadamente 60% dos atributos herdados do pai e 40% da mãe. Isso pode estar relacionado à predominância de traços físicos transmitidos pelo lado paterno, incluindo estatura, estrutura óssea e características faciais específicas como o contorno dos lábios, proporção das maçãs do rosto e formatos dos olhos.
Grande coisa (pensariam as mães)! Mas, de fato, os pais têm uma contribuição inestimável na continuidade da vida, graças ao cromossomo Y. Apesar de ser menor e ter menos genes que outros cromossomos, o Y é essencial para definir o sexo em seres humanos e carrega genes únicos, cruciais para determinadas funções biológicas, como a fertilidade masculina.
Além da herança genética, os filhos também levam adiante o sobrenome dos pais, o que tem um grande impacto na vida de uma pessoa. Os sobrenomes têm uma função prática na sociedade, pois ajudam na identificação e diferenciação entre os indivíduos, reforçando vínculos familiares. Eles nos ligam a nossa história e possibilitam o rastreamento da ancestralidade que formou nossas famílias e comunidades.
Dentro de certas culturas, incluindo a judaica, o sobrenome tem um significado muito importante. Ele contribui para a identidade espiritual e estabelece laços históricos, moldando quem é uma pessoa. Na tradição judaica, o sobrenome determina as alianças entre famílias que visam a prosperidade da comunidade.
A influência paterna desempenha um papel decisivo especialmente nos ambientes sociais, tais como no bairro onde cresceu, nas escolas que frequentou, nos clubes que se juntou e nas atividades esportivas praticadas. Todos esses fatores são fundamentais na construção das competências e do caráter individual. Tudo isso vale muito mais do que qualquer riqueza que possa ser herdada pelos filhos.
Como disse o filósofo ateniense Sócrates, o legado de um pai não é a riqueza que ele acumula, mas a sabedoria e os valores que ele transmite ao filho! Considere todos esses aspectos – seu gênero, sobrenome, atributos físicos e ambientes sociais – e pense sobre a influência significativa do seu pai na sua vida. Sem dúvida, se não fosse tudo o que ele já te deu, jamais seria possível fazer a sua rede funcionar!
Se curtiu este artigo, compartilhe com seu pai e filhos e se inscreva na Newsletter no LinkedIn!