fbpx

Você faz parte do bando?

Morar longe, no meio do mato, só é ruim por causa do trânsito para chegar na região metropolitana. Entretanto, entre as inúmeras vantagens está o contato íntimo com a natureza! Todos os dias eu assisto revoadas de diversas espécies de pássaros. Os bandos voam livremente fazendo manobras e desenhando os céus. O que nunca vi nesse ballet aéreo rotineiro, porém, são espécies distintas voando juntas!

Daí vem o famoso provérbio inglês que ilustra esse artigo. Pássaros de um mesmo bando voam juntos! Não se vê um bem-te-vi metido no meio de um bando de periquitos, nem um sabiá voando com andorinhas. Esta observação comparativa do comportamento social humano ao dos pássaros sugere que pessoas com interesses, origens ou características semelhantes tendem a se associar umas às outras.

A semelhança perceptível gera uma conexão instantânea. A tendência humana natural de gravitar em torno daqueles que compartilham semelhanças conosco, seja por interesses comuns, valores compartilhados ou experiências de vida semelhantes, formam a base de muitas amizades. Assim como os pássaros de espécies semelhantes voam juntos, as pessoas encontram conforto, empatia e, consequentemente, confiança entre os seus.

Há outra razão pela qual os pássaros se agrupam – a segurança dentro do bando. Nós também buscamos fazer parte de uma comunidade onde os indivíduos garantem um sentimento de proteção e pertencimento, que é uma necessidade humana fundamental. O conceito de identidade social é outra força poderosa nas relações humanas. Em geral, as pessoas se definem pelos grupos com os quais se associam, que por sua vez, influencia seu comportamento e suas atitudes.

Essa identidade social e a confiança dentro do grupo homogêneo eleva a capacidade colaborativa dessas redes de relacionamentos, com enorme potencial de oportunidades dentro desses grupos. Afinal, aves do mesmo bando não apenas se agrupam, mas também podem voar para novos destinos. Ou seja, para nós, seres humanos, redes fortes podem levar ao crescimento pessoal e profissional do coletivo.

Como disse o abolicionista e escritor norte-americano Frederick Douglass: é melhor fazer parte de um grande todo do que ser o todo de uma pequena parte! Por isso, para sua rede funcionar, encontre um bando com penas parecidas com as suas e voe longe e alto com eles!

Curtiu este artigo? Então, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe esse artigo com seu bando de amigos!

Comentários