Você costuma refletir sobre o seu papel no mundo em que vivemos? Já pensou se você tem alguma missão especial, mas ainda não descobriu qual? Ou você é do tipo de pessoa que não perde tempo com pensamentos filosóficos? Será que somos todos coadjuvantes em uma novela tragicômica, onde nascemos sem pedir e partimos sem esperar?
Eu tenho esse hábito de refletir sobre minhas escolhas, sobre o que eu faço ou deixo de fazer. Faço isso regularmente duas vezes por ano – uma na última semana, ao apagar das luzes de mais um ano-calendário; e outra no meu aniversário, que acontece quase na metade (47%, para ser mais exato) do ano. Como as festas de final de ano são mais intensas, minhas reflexões ficam mais profundas e claras no dia do meu aniversário. Como um bom geminiano, eu sempre busco criar linhas de raciocínio e especulações para tentar entender diversos assuntos.
Há alguns anos venho reflexionando sobre o meu propósito de vida! Isso passa pelo que eu mais gosto de fazer, que é manter relações interpessoais autênticas e colaborar de forma desinteressada com os outros. Também entram nessa análise as diversas demonstrações legítimas de carinho que recebo nessas ocasiões especiais. Cada mensagem é carregada de emoções que eu nem imaginava ter provocado nesses amigos. Isso tudo é muito gratificante!
Observando o impacto positivo de uma amizade sincera com essas centenas de pessoas com que já tive contato, concluí que meu propósito nessa vida é tocar a alma das pessoas para movê-las por um caminho melhor! Eu tenho feito isso há anos, em diversas iniciativas e com resultados variados; desde trazer alegria a uma família que aprendeu no meu canal no YouTube a preparar uma deliciosa Pipoca Caramelizada, até dar novas perspectivas a pequenos negócios através da série de lives no meu Portal sobre Inovação em Vendas.
Esses toques podem parecer insignificantes, mas têm a capacidade de mudar completamente o destino de alguém. Pense em um voo partindo de São Paulo para a linda e ensolarada cidade de Fortaleza. Um pequeno toque que desvie a rota à oeste pode levar os passageiros para Manaus que, apesar de estarem na mesma latitude, estão distantes 2385 km entre si! Agora, imagina o impacto em conversas francas, seções de mentoria, aulas e consultorias, que me dão tamanha alegria por transformar vidas!
Mas o projeto que tem me deixado mais exultante é essa Newsletter semanal no LinkedIn, também disponível no blog da YourNetWorks, que já conta com 70 edições. Desde a primeira publicação, venho recebendo muitos feedbacks impactantes de pessoas que mudaram para melhor suas relações pessoais e profissionais. Os resultantes foram tão incríveis que algumas dessas publicações se transformaram em dois capítulos do livro Balanced Skills, que será o quinto da série de livros best-sellers Soft Skills!