O mundo é um ovo! Eu acredito muito nisso. Também tenho a sensação de que ele é uma peça de teatro com um elenco de bilhões de artistas, mas só um pequeno percentual é de protagonistas, cujos papéis são relevantes e impactam nas vidas dos figurantes que entram e saem desse enorme palco sem serem notados.
De fato, o mundo é muito pequeno e tem poucos personagens principais. Como expliquei nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, a teoria dos Seis Graus de Separação, desenvolvida pelo psicólogo americano Stanley Milgram, associada a fatores geopolíticos e econômicos comprovam que os tomadores e influenciadores de decisões se restringem a um universo limitado de pessoas interconectadas a poucos graus.
Por isso, não deveria ser tão surpreendente assim quando descobrimos amigos em comum em de círculos distintos do nosso relacionamento. Eles provavelmente são estrelas nas peças em que atuam dentro de uma constelação de outros astros que orbitam sua rede de relacionamento. Ficou confuso? Deixe-me exemplificar com uma “coincidência” que aconteceu comigo.
Quem me conhece sabe que sou bastante atuante na mentoria de jovens no Instituto Semear. Entrei nessa por indicação de um amigo, que me repassou o convite que recebera. Nesse celeiro de jovens de baixa renda com altíssimo potencial conheci inúmeros mentores, que assim como eu, tem o propósito de devolver à sociedade as graças que recebemos ao longo de anos de trabalho. Nossa gratidão é aplicada em forma de orientação profissional aos jovens.
Um dos amigos que fiz nessa jornada foi o mentor Mário, um dos mais experientes nessa frente, há décadas orientando dezenas de indivíduos de várias áreas e classes sociais. Recentemente, Mário me solicitou apoio a uma de suas mentoradas para passar dicas de vendas que pudessem auxiliá-la no novo momento de vida. Alessandra teve uma carreira brilhante em uma multinacional e agora está desbravando o mundo do empreendedorismo.
Como sempre faço antes de uma conversa, consulto o perfil no LinkedIn para conhecer um pouco mais sobre sua vivência. Descobri que ela estava conectada com Rafael, um grande amigo do MBA, justo deste curso que transformou minha vida. Nele, conheci minha amada esposa, minha admirada chefe, e muita gente admirável. A coincidência aqui é que Rafael havia trabalhado para Mário e foi colega de Alessandra por anos, todos na mesma multinacional.
Quando esses mundos colidem, eu fico encantado com a beleza das coincidências! Como disse o médico e escritor indiano Deepak Chopra, quando você vive sua vida apreciando as coincidências e seus significados, você se conecta com o campo oculto de infinitas possibilidades! Por isso, para sua rede funcionar, seja protagonista da sua rede e explore as coincidências que ela te possibilita!