fbpx

Você pode me ajudar?

“Se estiver ao meu alcance, claro que posso!”. Essa é a resposta que eu normalmente recebo quando faço essa pergunta para as pessoas próximas da minha rede de relacionamento. E, em geral, meus pedidos são atendidos porque estão ao alcance dos meus amigos.

Se você não costuma contar com a ajuda dos seus amigos, três situações podem estar ocorrendo contigo. Ou o pedido está além da capacidade (ou vontade) dos seus amigos naquele momento, ou você tem uma percepção equivocada sobre a relação de amizade que você tem com essa pessoa, ou simplesmente porque você não está pedindo ajuda quando precisa.

As três situações acima já devem ter acontecido contigo, tanto pedindo quanto recebendo pedidos das pessoas da sua rede. Nas palestras da YourNetWorks, eu conto uma situação que aconteceu comigo. Um certo dia, recebi uma visita de um ex-colega não muito próximo que não via há anos. Foi um encontro muito agradável, nos atualizamos sobre as jornadas de cada um e trocamos telefones.

No domingo seguinte, eu recebi uma ligação desse “amigo” com um pedido surpreendente. Ele disse que ficou feliz de ver que eu estava bem profissionalmente e que, por isso, achava que eu poderia emprestar R$5.000 para ele pagar umas dívidas! 😳 Obviamente, esse pedido estava muito além do que eu poderia atender até mesmo para os amigos mais próximos, quanto mais para uma pessoa que eu praticamente não conhecia.

Esse é um caso real bizarro, que acaba com qualquer relação de amizade. Isso te fecha para outras abordagens, pois passa a desconfiar de outras amizades por interesse. O fato é que você dificilmente saberá se está cruzando esses limites do alcance ou nível de relacionamento. Por isso, o mais comum é que as pessoas evitem pedir ajuda para não perder a confiança e o respeito dos seus amigos.

Essa era a situação do meu amigo “Bunitinho”, que comentei no artigo passado. Ele possuía uma rede de contatos forte construída ao longo de anos de bons serviços prestados para pessoas com ótimas condições de ajuda, mas ele preferiu nunca testar seus limites. Por isso fiquei tão triste em ver meu amigo chegar ao fim da vida esquecido pela maioria das pessoas que ele ajudou pessoal ou profissionalmente.

Minha recomendação para sua rede funcionar é, antes de tudo, cultivar suas amizades de forma autêntica e desinteressada. Com isso, é possível seguir os ensinamentos bíblicos em Mateus 7:7-8 – “Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.”!

Artigo original publicado no LinkedIn: Você pode me ajudar?

Comentários