fbpx

O amigo do meu amigo é meu amigo?

Os milhares de amigos conectados às centenas de amigos não são seus amigos… ainda! Se já fossem, não seriam mais somente deles, mas também seriam seus. O fato de vocês já terem um laço em comum pode até facilitar essa aproximação, mas a construção de uma amizade verdadeira é um processo lento e trabalhoso.

Os amigos dos amigos são conhecidos como relacionamentos de grau 2. É por isso que no LinkedIn aparece um “2º” ao lado do nome de alguém que tem ao menos um contato em comum contigo. Você e eu temos inúmeros exemplos de amizades de grau 2 e que, ao se tornarem de grau 1, fizeram uma enorme diferença em nossas vidas. Mas o exemplo que eu gosto de compartilhar nas palestras da YourNetWorks é dos irmãos Mike e Paul McCartney. Mike tinha um colega muito talentoso na Liverpool Institute High School, onde os três estudavam. George Harrison foi apresentado à Paul e o resto é história!

Se você já contou a quantidade de amigos na sua rede de relacionamento, teve a agradável surpresa ao saber que o número é bem maior do que você imaginava. Agora, pense que todos os membros da sua rede primária somam um número colossal de contatos ativos em seus círculos de relacionamentos. Essa rede secundária, portanto, é um continente de oportunidades a ser explorado. Mas, para isso, você precisa construir, manter e utilizar corretamente as pontes que ligam esses territórios.

Como comentei nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, é preciso muita dedicação para manter um relacionamento ativo, ou seja, manter uma ponte completamente aberta para outros mundos. E também como explicado aqui, somente os amigos do cume serão capazes de endossar sua relação de confiança para o nível seguinte da sua rede de relacionamentos. Esse endosso de confiança, por exemplo, me levou a participar de um projeto incrível.

Graças a um querido amigo de mais de 30 anos de relação de confiança, poderei realizar o sonho de ser coautor de um livro em que ele é coordenador editorial. Sua indicação à idealizadora desse lindo projeto editorial, quinto da série de livros best-sellers Soft Skills, foi o suficiente para que eu fosse convidado a integrar um time de grandes referências do mercado.

Portanto, para sua rede funcionar, antes de flertar com os amigos no segundo grau de separação, primeiro você deve dar valor a quem está no primeiro. Aprenda a construir as pontes antes de tentar atravessá-las!

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários