fbpx

Qual é o seu problema?

Todos nós temos problemas… e não são poucos! Infelizmente, a vida não é tão bela e perfeita quanto você vê nas linhas do tempo e nos vídeos curtos nos perfis dos seus amigos nas redes sociais. Por isso, é um equívoco se inspirar, se espelhar e se aproximar somente daquelas pessoas que vendem imagens de sucesso e de felicidade plena. Elas podem estar sofrendo bem mais que você!

Somente nos últimos dias, eu mantive contato com diversos amigos que admiro muito e que estão lutando para superar suas dificuldades. Um está com problemas sérios de saúde, outra sofre com a falta de dinheiro pelo desemprego, uma amiga está com problemas com a filha, outra com dificuldades na relação com os pais, uma sofre com preconceitos por sua orientação sexual, e outro sofre com os sintomas de depressão prolongada. E esses são apenas os casos recentes e nem falo dos meus, que são muitos.

E por que eu sei de todos esses problemas? Porque meus amigos têm muita confiança em mim para compartilhar suas preocupações, inclusive as mais íntimas. Eles sabem que, não só manterei sigilo, como eu tenho interesse legítimo em ajudar. O mais complicado, entretanto, é saber como ajudar um amigo em dificuldades. Afinal, você nunca saberá exatamente o que essas pessoas estão passando, mesmo que você já tenha uma experiência parecida.

Cada pessoa passa por adversidades de forma diferente. Faça um experimento na cozinha. Coloque três panelas com água para ferver. Na primeira, coloque batatas cruas, ovos na segunda e pó de café na terceira. Depois de tudo fervido, você vai notar que as batatas duras ficaram macias, o frágil ovo ficou consistente e o pó se diluiu e o café transformou a água. Os três passaram pela mesma adversidade fervente, mas cada um saiu da panela de outra forma.

Ou seja, sua vivência não o torna apto para opinar sobre os problemas alheios e nem para julgar o próximo. No entanto, sua amizade e seu apoio valem muito para aliviar a dor que seus amigos estão sofrendo. Como disse o escritor e romancista norte-americano Brad Meltzer, todo mundo que você conhece está travando uma batalha sobre a qual você não sabe nada. Por isso, seja amável sempre!

No final, para sua rede funcionar, você precisa entender que, muitas vezes, ajudar significa apenas ouvir atentamente, sem julgamentos e nem sugestões para solucionar suas questões. Se seus amigos se sentiram à vontade para compartilhar seus problemas e preocupações contigo, se sinta honrado de estar em um exclusivo patamar de amizade! Não desperdice jamais esse privilégio!

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários