fbpx

Seus amigos fazem parte do seu roteiro?

Ter amigos é um dos melhores presentes que a vida pode nos proporcionar. Melhor ainda é quando esses amigos estão presentes em nossas vidas, mesmo distantes. Mas bom mesmo, aquela ocasião marcante, é quando vocês se encontram pessoalmente e rola aquela conversa que relembra os bons momentos do passado, compartilham seus planos futuros, mas, principalmente, vivem o presente!    

Essa sensação de encontrar os amigos pessoalmente é tão boa que fica até difícil entender por que as pessoas não fazem disso um hábito. As pessoas deixam a rotina tomar conta de suas agendas e nunca sobra um tempo para essas conversas agradáveis, que nos fazem tão bem. Várias pesquisas e estudos mostram diversos benefícios de manter essas relações presenciais de amizade, entre elas a redução de estresse, depressão e de ansiedade, além de aumento de otimismo e felicidade.  

Sabendo que esse compromisso pessoal pode te fazer tão bem, seria recomendável incluir na sua agenda pelo menos um encontro desses por semana. Mas se você esperar que exista a combinação perfeita de tempo e local, isso nunca acontecerá. Por isso, minha sugestão é que você inclua seus amigos no seu roteiro. Para isso, é importante que você saiba em que bairro ou região da cidade seus amigos moram ou trabalham! Só assim você conseguirá planejar um encontro, mesmo que de improviso, quando estiver para aqueles lados.  

Quando seus amigos moram em outro Estado ou País, esses encontros se tornam ainda mais especiais. Se você incluir uma visita no seu roteiro de viagem, seus amigos se sentirão muito prestigiados com seu esforço de sair da sua rota ou dedicar algumas horas do seu dia a eles. Eu posso te garantir que isso fará com que você suba em sentido ao cume de sua curva, ou seja, esteja mais perto no eixo da proximidade e, claro, mais alto no da confiança.   

Nessa ocasião você terá a oportunidade única de saber mais sobre seus amigos, contar mais sobre seu momento e assim trocar oportunidades que ambos tenham acesso. Mesmo que ninguém tenha nada no momento, essa conversa serve no mínimo para estreitar o relacionamento com aquela pessoa e aumentar o sentimento de gratidão entre vocês. Como dito pelo psicólogo britânico por Robert Holden, autor de diversas obras sobre psicologia positiva e felicidade, o verdadeiro presente da gratidão é que quanto mais grato você é, mais presente você se torna.  

E é por isso que, para sua rede funcionar e sua saúde melhorar, você precisa tornar em hábito esses encontros presenciais, além de fazer um planejamento dos locais que você estará e seus amigos estarão para encaixar esses compromissos em sua agenda. Lembre-se que você não precisa de um motivo para estar presente. Você já é o presente! Viva o presente!  

P.S.: esse artigo foi publicado com um dia de atraso porque eu desviei muitos quilômetros da minha viagem para conhecer pessoalmente um amigo virtual… e valeu cada segundo para estar presente! 

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários