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Quantos amigos você tem no trabalho?

Os negócios são feitos de relacionamentos! O sucesso de uma empresa está diretamente associado ao sucesso das relações entre as equipes internas, com seus fornecedores e parceiros e, principalmente, das relações com seus clientes. Portanto, o negócio dos negócios é o relacionamento!

É evidente, então, que as relações que você constrói no seu trabalho são fundamentais para o sucesso da sua empresa e, consequentemente, para você. Mas por que será que temos tão poucos amigos pessoais vindos da vida profissional? Se passamos grande parte da nossa vida no ambiente de trabalho, se interagimos com muito mais pessoas nas relações profissionais, se convivemos muito mais tempo com os colegas de trabalho do que os de fora da empresa, por que não cultivamos uma rede de amizades muito maior com o pessoal da “firma”?

Você pode achar que contigo não é bem assim. Afinal, você se dá bem com várias colegas, participa dos Happy-Hours com eles, tem aquele encontro semanal para bater uma bola, troca ideias sobre maternidade com outras mães da empresa, conversa sobre amenidades da vida e afins. Tudo isso dá a falsa impressão de que existe uma amizade sincera com esses colegas de trabalho. Mas, na prática, não é isso que acontece.

Por anos eu tive o privilégio dar as palestras da YourNetWorks em uma empresa líder de Outplacement. Esses executivos em transição de carreira, dos mais variados segmentos e níveis organizacionais, tinham uma constatação bastante comum. Após suas saídas das empresas, independente do tempo de casa, deixavam de contar com seus “amigos corporativos”.

Aquelas mesmas pessoas que sempre almoçavam juntas, davam tapinhas nas costas, bajulavam em troca de ajuda, são as mesmas que não retornam uma chamada e nem respondem um e-mail com pedidos de ajuda! É como se a pessoa desligada da empresa estivesse contagiada com alguma doença altamente transmissível.

A explicação por trás desse fenômeno corporativo é o tipo de relações que você tem construído com seus colegas de trabalho. Normalmente, se estabelecem relações de aliança e não de confiança. Como explicou Robert Kaplan, professor de Harvard e pai do famoso método de gestão corporativa Balanced Scorecard (BSC), as relações profissionais exigem mais do que afeto.

Para sua rede funcionar, é preciso ter confiança, respeito e entendimento mútuo. É vital construir relações sólidas e duradouras de confiança, que são a base de todos os relacionamentos!

Artigo original publicado no LinkedIn!

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