Como é bom ter muitos bons amigos! É uma sensação gratificante vê-los vibrando quando você anuncia um novo emprego. É energizante receber curtidas quando você mostra fotos lindas daquela viagem. É divertido saber que eles estão se entretendo com os memes e piadas que você circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens.
Mas onde estão seus amigos quando você está precisando desesperadamente de ajuda? Você acha que isso não acontece? Então, experimente pedir para essas mesmas pessoas pelos mesmos canais uma ajuda que exija algum esforço, tipo financeiro, físico ou afetivo! Você receberá um incômodo silêncio. É apavorante não ouvir nenhum retorno aos seus clamores.
Uma prova recente desse disparate foram as enchentes que desabrigaram milhares de famílias do Litoral Sul de São Sebastião/SP. As imagens assoladoras dos desastres naturais circularam em abundância pelas linhas do tempo dos seus amigos. Mas quando algum amigo pediu uma doação para confortar as vítimas dessa tragédia, raramente recebeu um apoio financeiro, nem mesmo o compartilhamento desses pedidos para aumentar seu alcance e engajamento.
É quase certo que esses amigos tomaram conhecimento desses pedidos. É evidente que eles se importam com aquela causa. É óbvio que esses colegas têm muito orgulho desse amigo que está se mobilizando para ajudar quem nem tem mais moradia para onde voltar. É claro que muitos desses amigos têm recursos para contribuir com esse movimento louvável. Então, o que explica esse desaparecimento repentino de tantos e tantos amigos na hora do desespero?
Como já expliquei nesse artigo anterior da Newsletter da YourNetWorks, a ajuda depende do nível de relacionamento que você tem com sua rede. Os amigos de verdade, aqueles que ocupam o cume da sua montanha da confiança, não pouparão esforços para divulgar e principalmente para contribuir com sua causa. Outras pessoas mais abaixo nessa montanha não sentem um elo tão forte contigo para envidar esforços, por mais insignificantes que sejam.
Se você já passou por isso, não se atormente pensando que não conta com bons amigos reais. Como diz o sábio ditado popular, quando você está por cima, seus amigos sabem quem você é. Quando você está por baixo, você sabe quem são seus amigos de verdade.
Por isso, para sua rede funcionar quando estiver realmente precisando de ajuda, aposte suas fichas naquelas amizades verdadeiras e conte com a reputação delas para endossar os seus pedidos para as redes de relacionamento de ambos.