No coração de mãe sempre cabe mais um, mas não há espaço para rancor e ressentimentos. É onde o amor não tem fim e nem limites. Por isso que ‘coração de mãe’ é uma expressão popular tão utilizada em muitas culturas e idiomas. Essa metáfora fala sobre a capacidade de uma mãe de amar incondicionalmente, de ser infinito e sempre disposto a perdoar e acolher os seus.
O amor materno é uma das forças mais poderosas do mundo! Ele oferece conforto e segurança. É um amor que não conhece limites e que é capaz de superar qualquer obstáculo! Que não julga, não discrimina; um amor que guia, ensina, nutre, protege e apoia. É um amor que nunca desiste e nunca desaparece. Entretanto, esse vínculo forte que se desenvolve entre uma mãe e seus filhos não nasce com as mulheres.
Esse amor verdadeiramente incondicional se desenvolve a partir de quando ela se torna mãe! Como comentei nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, a mãe desenvolve a capacidade de ensinar a seus filhos o valor das relações de confiança. Consequentemente, o filho ganhará confiança e estabilidade emocional quando confia em sua progenitora. Pergunte a qualquer filho quem é a pessoa que ele mais confia!
O interessante, porém, é que apesar desse amor ser incomensurável, ele é rigoroso. Uma mãe só abraça alguns poucos escolhidos, não necessariamente apenas aqueles que foram gerados por ela. Ou seja, isso mostra que essa característica inata e seletiva não é uma exclusividade de mães. Ela poderia ser desenvolvida por todos nós a qualquer momento de nossas vidas.
E você sabe que isso é verdade se tomar como exemplo algumas amizades que você fez sem nunca ter sido mãe. Claro que não são muitas, mas você já foi capaz de desenvolver um amor materno por algumas pessoas especiais na sua rede de relacionamento. Para elas, você tem certeza de que pode dar sem esperar nada em troca. A boa notícia é que isso é escalável!
Quanto mais amor você espalha, mas se constroem relações de confiança! Como disse a mãe dos pobres, Santa Teresa de Calcutá, espalhe o amor aonde quer que você vá. Jamais deixe alguém que veio até você sair sem estar mais feliz. Por isso, para sua rede funcionar, desenvolva e distribua seu amor materno para todos aqueles que merece um espaço em seu coração!