fbpx

Você é um filho da mãe?

A importância do papel das mães na geração da vida e na criação de qualquer ser vivo é indiscutível. Grande parte da evolução humana se deve a relevância das genitoras. A grandiosidade dessa função é ressaltada em vários livros e publicações que falam sobre a significância da maternidade no desenvolvimento das habilidades sociais da nossa espécie.

No famoso best-seller Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, o autor israelense Yuval Noah Harari explica que, diferente de outras espécies, os humanos não nascem completamente prontos. Por isso, precisamos tanto da progenitora para dar continuidade na criação fora do útero, seja com alimentação, proteção e no ensino das habilidades mínimas de sobrevivência.

No entanto, esse livro ressalta que uma mãe Homo Sapiens não teria condições de criar seus filhos sozinha. Os caçadores-coletores tinham um estilo de vida nômade e, por isso, tinham que se deslocar de uma região para outra em busca de alimentos para sua sobrevivência. Elas não seriam capazes de levar sua prole nessa árdua tarefa diária. O autor ressalta que, desde sempre, a criação de humanos é uma tarefa que demanda a ajuda de membros da família, integrantes das tribos e outras relações próximas.

Essa vida em sociedade, mesmo com as constantes mudanças de formatos, fez com que nossa evolução favorecesse aqueles indivíduos com capacidade de formar laços sociais sólidos. E como nós nascemos subdesenvolvidos, grande parte da nossa formação se deve as pessoas que nos cercam, que nos ensinaram tanto as competências (hard skills) quanto as habilidades (soft skills) que possuímos hoje.

Apesar de devermos tanto do que somos a essas inúmeras relações, só conseguimos estabelecer essas conexões por causa de dois valores importantíssimos ensinados pelas mães – a confiança e a segurança. Esse artigo do portal Femina, que fala sobre o papel da mãe no desenvolvimento da primeira infância, explica que a mãe é quem tem mais capacidade de ensinar a seus filhos o valor das relações de confiança. Portanto, o filho ganhará confiança e estabilidade emocional se puder confiar em sua progenitora!

Essa confiança mútua vem do amor incondicional criado entre mães e filhos desde antes do nascimento. Pergunte a qualquer filho quem é a pessoa que eles mais confiam. Se as mães não estiverem em primeiro da lista, elas estarão certamente no cume dessa montanha. Mas se nossas habilidades sociais e confiança evoluíram a partir das mães, há quem diga que a teoria da evolução não funcionou bem para elas. O ator e comediante americano Milton Berle brincou que se a evolução humana realmente funcionasse, as mães teriam mais que duas mãos! 😊

Por isso, agradeça muito à sua mãe hoje e todos os dias da sua vida por tudo o que você é e ainda será! Foi ela que te ensinou as regras fundamentais para sua rede funcionar – confiar e ser confiável!

 

Se curtiu, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e indique esse artigo para outros filhos da mãe!

Comentários