Os esportes coletivos nos ensinam muito sobre o atingimento de resultados através do trabalho em equipe. Cada integrante de um time tem habilidades e competências distintas, mas que são complementares aos demais colegas. E é justamente com essa combinação de diferenças que todos juntos conseguem atingir um objetivo em comum, que é conquistar a vitória.
No futebol, por exemplo, não existe nenhum jogador que consiga desempenhar igualmente bem em todas as posições. Por isso que uma Seleção, em geral, reúne os melhores profissionais de cada país em suas funções. Além de se destacarem em campo, eles precisam ter a capacidade de seguir uma estratégia bem definida para atingir ao alvo. Mas na equipe, quanto mais habilidoso e decisivo for um jogador para alcançar o objetivo final, mais valioso esse profissional será.
O mesmo acontece na nossa rede de relacionamento. Você pode até ser um craque, mas não conta com todas as capacidades e competências para conquistar sozinho todas as vitórias que almeja. Por isso, você precisa ter a habilidade para integrar-se a um time competitivo para cada disputa, bem como para executar uma estratégia de jogo para superar os desafios de campo e, como consequência, marcar os gols.
Mas para aumentar suas chances, você precisa escalar alguns craques. Eles valem muito porque são decisivos, não desperdiçam as raras oportunidades que se apresentam ao longo da partida. Enquanto capitão dessa esquadra, você precisa saber utilizar esses craques sabiamente. Você não pode acionar um recurso valioso em todas as jogadas para não o desgastar, nem pode passar uma bola “quadrada” porque o resultado não será alcançado.
Também é muito importante entender que o craque não é apenas aquele que marca mais gols. Como disse o maior atleta do Século XX, Edson Arantes do Nascimento – o “Pelé”, um craque é aquele que pode fazer tudo no campo, dar passes, motivar seus companheiros e dar-lhes confiança. É alguém que, quando uma equipe não está bem, torna-se um dos líderes.
Portanto, seu principal desafio ao olhar para sua lista de convocados, ou seja, para sua rede de relacionamento é descobrir quem são os verdadeiros craques com quem você pode contar no seu time. Mas, para sua rede funcionar, você precisa entender que nem sempre você vai poder contar com ele, mas sim com os outros jogadores que estarão mais bem posicionados e preparados para marcar o gol!