fbpx

Você não vai com a minha cara?

Me responda com sinceridade, sem receio de me magoar! Se liberte dessa amarra de fingir gostar de alguém só para não ferir seus sentimentos. A transparência é uma característica fundamental do caráter e, consequentemente, da construção da confiança entre pessoas.

Somente sendo sincero e transparente nas relações, você tem a possibilidade de resolver eventuais mal-entendidos com esses colegas que você finge amizade. Afinal, o desentendimento é a pior distância que separa as pessoas. Pense bem. De quanta gente interessante você se afastou ao longo da vida porque não foi capaz de esclarecer questões, muitas vezes pequenas, que te decepcionaram.

Como já comentei em um artigo dessa Newsletter, a melhor forma de nunca se decepcionar é nunca esperar nada de ninguém. Mesmo assim, continuamos nos afastando, inclusive sem perceber, de amigos que poderiam agregar muito às nossas redes se houvesse transparência mútua. Se uma das partes, ao sentir o afastamento, tomasse a iniciativa de perguntar o motivo, isso pode ser evitado.

Claro que sua abordagem não precisa ser tão direta quanto a do Kiko, personagem do seriado mexicano Chaves (El Chavo del Ocho). Aposto que, quando você viu essa pergunta no título, você se sentiu constrangido e com receio de falar a verdade. Mas uma boa conversa franca, olho no olho, consegue suplantar qualquer barreira de linguagem. Por experiência própria, posso afirmar que é um prazer enorme resgatar uma amizade dessa forma.

E não pense que você é imune a essa situação. Não se iluda que nunca perdeu uma amizade interessante porque não lidou bem com um mal-entendido. Todos nós precisamos gerenciar desentendimentos e inimizades a vida toda. Como disse a atriz indiana Geet Shah, você é amado quando nasce. Você será amado quando morrer. Nesse pequeno intervalo de vida, você precisará gerenciar essas expectativas!

Por isso, tenha a humildade e tome a iniciativa de se aproximar daquelas amizades que aos poucos foram se distanciando. Não permita que pequenos desentendimentos prejudiquem suas relações! Você não tem ideia da vastidão de oportunidades que você deixa de usufruir por não contar com esses amigos na sua rede. Nutrir relacionamentos próximos e de confiança é a chave para a sua rede funcionar!

 

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários