fbpx

Então é Natal, e o que você fez?

O Natal enfim chegou! A época marcada pelos shoppings lotados, pelos pratos salgados com misturas esdrúxulas com frutas e doces, pelo especial televisivo do Rei Roberto Carlos e pela versão em português da canção Happy Xmas (War Is Over) de John Lennon. Mas a música Então é Natal da cantora Simone, apesar de já ter virado meme na internet, tem sim uma mensagem importante. Afinal, chegamos a mais um final de ano e o que você fez nele?

Se você, como eu, gosta de fazer um balanço pessoal e profissional nessa época do ano, estenda a pergunta da canção e reflita: Então é Natal, e o que você fez aos seus amigos? Será que as palavras ofensivas, que saíram do fígado e não do coração, foram mesmo o que você queria dizer para aquelas pessoas que são especiais para você? Será que aqueles ataques enfurecidos por divergências de opiniões foram proporcionais a admiração que você teve por aqueles colegas até então?

Foi um ano de muita polarização, talvez um dos mais inflamados. Muito além das discussões que por política e em defesa dos políticos, se discutiu acaloradamente por valores, princípios, raça, religião, orientação sexual, por futebol e muito mais. Por isso, nesse momento de reflexão íntima, se questione… Se você pudesse comer suas próprias palavras, a sua alma seria nutrida ou seria envenenada?

Então é Natal! Não é apenas o final do ano. É o nascimento Daquele que nos ensinou as maiores lições sobre amor e perdão, que sobrevivem por mais de dois milênios na Bíblia Sagrada. Imagine que você foi convidado para a festa de aniversário Dele, e estarão lá todos aqueles amigos que se sentiram ofendidos e magoados por suas palavras. O que você diria quando encontrasse com eles? Viraria as costas? Nem iria na festa? Isso certamente deixaria o Aniversariante bem magoado já que essas pessoas também são queridas Dele!

Então é Natal! É tempo de sermos bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-nos mutuamente (Efésios 4:32). Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês (Mateus 6:14-15). Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. (1 Pedro 4:8). Afinal, ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos (João 15:13).

Então nesse Natal, não apenas para sua rede funcionar, não julgue seus amigos! Perdoe e ame assim como Ele nos ensinou! Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo nesse dia não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele (João 3:17)!

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários