Eu peço mil desculpas, desde já, a quem esperava mais de mim! Sei que já decepcionei muita gente que me pediu ajuda esperando que eu abrisse um mar de oportunidades somente batendo o meu cajado no chão. Afinal, se a minha rede funciona, eu poderia conseguir qualquer coisa com dois ou três chamadas, certo? Errado!
Como já comentei no segundo artigo dessa Newsletter, existem algumas situações possíveis para você não receber o que esperava dos seus amigos. O mais provável é que seu pedido está além da capacidade ou da vontade dos seus amigos naquele momento. Eu recebo inúmeros pedidos de amigos que querem apresentar oportunidades “imperdíveis” de investimentos para as pessoas mais “abastadas” da minha rede de relacionamento.
Enquanto profissional de vendas, eu penso que a primeira regra para você vender bem algo é comprar isso antes. Não comprar literalmente. Comprar os reais benefícios que essa oferta poderá trazer para os clientes em potencial. Então, se eu não sou convencido de que essas oportunidades são tão imperdíveis assim para os meus amigos, eu não me sentirei à vontade para passá-las adiante. Eu procuro deixar isso bem claro a quem me acessou para não as decepcionar. Mas, ainda assim, muitos amigos continuam com a esperança de ter algum retorno extraordinário.
Outro motivo para você esperar demais dos seus amigos é ter uma percepção equivocada sobre sua relação de amizade. Somente amigos muito próximos têm confiança elevada em você. Portanto, esses sim passarão adiante seus pedidos de ajuda sem questionar, sem precisar comprar nada antes. O problema é que você consegue contar os amigos de verdade em uma mão ou duas. É muito grande a chance de você estar pedindo muito e esperando demais dos seus amigos. Consequentemente, é inevitável que você se frustre com seus amigos pela falta de retorno.
Um exemplo para você refletir. Você que está procurando um emprego e vive se decepcionando com a inércia dos seus amigos reflita um pouco. Será que essas pessoas estão comprando o que você está vendendo? Será que elas não estão convencidas de que você é tudo aquilo que diz? Ou será que elas não são tão próximas quanto você imagina? Ou ainda, será que elas confiam mesmo em você a ponto de passar seu pedido adiante sem questionar?
É bem provável que seja um pouco de cada! Por isso, reflita sobre os ensinamentos do poeta brasileiro Augusto Branco. Nunca esperar nada de ninguém é a melhor forma de nunca se decepcionar.
Agora, para a sua rede funcionar, construa relações duradouras de confiança com sua rede. Só assim as portas estarão verdadeiramente abertas. Além disso, tenha muito bom senso nos seus pedidos! Questione sempre se a pessoa poderá mesmo te ajudar e deixe-a muito à vontade para declinar do seu pedido. Dessa forma, você não a colocará em uma situação desconfortável e nem você se frustrará com o que esperava!