fbpx

Como ser presente sem estar presente?

Você também deve ter aquela amizade que fica anos sem se ver e, quando se falam, parece que se passaram apenas 15 minutos de ausência! Isso acontece porque essa pessoa é tão presente no nosso coração que nem precisa estar o tempo todo ao seu lado. Mas, infelizmente, é raro ter uma amizade assim.

Como diz o pensamento de Aristóteles que ilustrou o artigo anterior, é muito fácil querer ser amigo de alguém, mas a amizade verdadeira é um fruto que amadurece muito lentamente! E como esse processo de amadurecimento exige muita dedicação, isso explica porque temos tão poucos amigos com esse privilégio na nossa rede.

Como eu explico nas palestras da YourNetWorks e já citei em um outro artigo dessa Newsletter, se colocarmos todas as pessoas da nossa rede de relacionamento em um gráfico, ele terá o formato de uma montanha, sendo a base (eixo X) medindo a proximidade com nossos amigos, e a altura (eixo Y) mostrando o nível de confiança que temos neles.

Para escalar essa montanha e alcançar o cume, o lugar mais alto na curva de relacionamento, é preciso muito mais que dedicação. Você precisa de planejamento. Da mesma forma que os médicos recomendam exercícios frequentes para manter sua vida saudável, você precisa criar o hábito rotineiro para se fazer presente, mesmo quando não é possível estar fisicamente presente.

Esse planejamento é estratégico para atingir seus objetivos. Como nos negócios, você pode definir suas metas utilizando a metodologia SMART. Ou seja, seu objetivo precisa ser específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Por exemplo:

“Durante essa semana, até as 10 horas da manhã, vou mandar mensagem para pelo menos três amigos diferentes com quem não falo há pelo menos seis meses para saber como eles estão, tanto pessoal quanto profissionalmente”.

Essas metas podem ser ajustadas periodicamente para se adequar à sua rotina. Mas é muito importante ressaltar que, para sua rede funcionar, você precisa ter um compromisso com seus objetivos. Como nos ensinou o professor e consultor austríaco Peter Drucker, o pai da administração moderna, sem isso, você só terá apenas promessas e esperança de que seu relacionamento se fortaleça com seus amigos.

 

Artigo original publicado no LinkedIn.

Comentários