fbpx

Quer falar mal de mim?

Inocente de quem acha que não vira assunto quando não está presente. Está na hora de você entender e aceitar que isso acontece na sua família, no trabalho, na escola, na vizinhança, etc. O fato é que a mesma panelinha que você faz parte te cozinha lentamente quando você não está nela!

Mas isso não quer dizer que as pessoas são suas inimigas ou duas caras! A verdade é que nós fomos criados em uma cultura onde é falta de educação criticar as pessoas. Quando você se relaciona com outras culturas, fica até em choque com o “sincericídio”, ou seja, quando uma pessoa é sincera a ponto de criticar a outra sem se importar com seus sentimentos.

Em empresas americanas, por exemplo, um colega de trabalho fala sem rodeios na sua cara que seu projeto foi malfeito e que você foi responsável por essa entrega de baixa qualidade. Mas por aqui só achamos seguro falar dos defeitos alheios ou criticar as ações de outrem quando o alvo das críticas não está por perto. E, se por um acaso, a pessoa criticada fica sabendo que foi a pauta da conversa, você acaba se sentindo mal por ter traído sua confiança e evita tocar no assunto até que caia no esquecimento.

Por outro lado, se você descobre que é o assunto da rodinha, se sente decepcionado com aqueles colegas que você tanto prezava. Fica com a autoconfiança abalada e acredita que a relação de confiança que tem com aquelas pessoas foi afetada para todo sempre. Não seja infantil! Lembre-se que você também faz o mesmo nas várias panelinhas que você participa!

Como já foi falado diversas vezes nos artigos dessa Newsletter, as relações de confiança são construídas por suas competências e caráter percebido. Se seus amigos estão questionando suas capacidades e qualidades, encare isso como oportunidades de melhoria. Mas se efetivamente eles estão falando mal de você, não é o seu caráter que está sendo abalado, e sim o deles.

Como disse Tati Bernardi, a romancista, cronista e roteirista paulistana, se você quiser falar mal de mim, me chame. Eu sei coisas terríveis a meu respeito! Por isso, para sua rede funcionar, não deixe de compartilhar francamente com seus amigos o quanto você os admira e os pontos que eles podem melhorar. Sua sinceridade não vai matar sua relação. Muito pelo contrário… vai fortalecer a confiança que eles têm em você e vice-versa!

Comentários