fbpx

Vamos falar sobre Networking?

Você pode não ter notado, mas somente agora, depois de 40 edições dessa Newsletter, que finalmente vamos falar sobre o termo Networking. Sabe o motivo de eu demorar tanto para falar a respeito? Porque o termo perdeu a credibilidade quando pessoas passaram a abusar de suas conexões para tirar proveito próprio e não oferecer nenhuma contrapartida, prejudicando o real valor dessa prática.   

Da mesma forma que o termo “Coaching” caiu em desgraça depois de alguns farsantes se passaram por especialistas em motivação e autoconhecimento, o praticante do Networking é malvisto como um aproveitador. Ainda hoje, há quem se autointitula um mestre em Networking só porque tem uma vasta lista de contatos ou é um exímio colecionador de conexões nas redes sociais, ou ainda um visitante profissional de eventos com o objetivo de ver e ser visto.   

Uma interpretação menos equivocada é quem pensa que Networking é a troca de favores entre pessoas com interesses em comum, tipo fazer negócios. Como eu sempre explico na palestra “Atingindo seus Objetivos Através do Networking” da YourNetWorks, a ajuda precisa ser autêntica e desinteressada, mas ela só funciona se houver confiança mútua. Por isso, minha definição do termo Networking é uma rede de relacionamento que funciona mutuamente entre pessoas de confiança. (anote essa definição para nunca esquecer)!  

Um exemplo de Networking autêntico é o BNI, que é uma organização mundial formada por grupos distribuídos em diversos países. Essas redes colaborativas se reúnem sistematicamente todas as semanas para apresentar seus negócios de forma estruturada e conhecer as necessidades de seus colegas. A confiança entre os membros dessas redes, nesse caso, está associada à instituição, que zela pela integridade de seus participantes.   

Eu tive a oportunidade de participar como convidado recentemente do grupo BNI Gênesis, o mais antigo do BNI no Brasil. Eles já se reuniram mais de 600 vezes e geraram milhões de reais de negócios. Mesmo com uma rede muito consolidada, eles continuam expandindo sua atuação, atraindo novos membros de áreas que ainda não possuem representatividade nesse grupo.  

Como disse o Dr. Ivan Misner, fundador e chairman do BNI global, a chave para um Networking eficaz é formar relacionamentos baseados na confiança em uma atmosfera de generosidade e abnegação! Por isso, para sua rede funcionar, antes de pensar em praticar o tal de Networking, você precisa criar relações de confiança em um ambiente produtivo e positivo, onde você ajuda sem esperar nada em troca!

Artigo publicado originalmente no LinkedIn.

Comentários