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Você marca presença na mente dos seus amigos?

Se tem algo relevante que seus amigos podem fazer por você é emprestar seus ouvidos e olhos para ajudar você a encontrar ótimas oportunidades, tanto no lado profissional quanto na vida pessoal. Pode ser uma ajuda trivial como indicar um fornecedor confiável ou um bom restaurante na região ou algo importante como encontrar um emprego melhor ou um par romântico.

Como sempre falo nas palestras da YourNetworks, milhares de oportunidades passam diante de nós todos os dias. A maioria não nos serve, mas muitas certamente serviriam para algumas das centenas de pessoas da sua rede de relacionamento. E para ter a satisfação de apresentar essas ótimas oportunidades às pessoas interessadas, você só precisa de duas coisas. A primeira é saber o que seus amigos precisam. Como falei nesse artigo, seguindo os ensinamentos de Jesus, devemos pedir para que nos seja dado e bater para que a porta se abra.

A segunda, e tão importante quanto a primeira, é marcar presença na mente dos seus amigos. Também já mencionei em outro artigo que quem não é visto não é lembrado! E é muito fácil sermos esquecidos. Todos nós temos uma vida muito atribulada, sendo atropelados por assuntos urgentes e imersos em conteúdos diversos. Por mais que você tenha acabado de “vender o seu peixe” para um amigo, é possível que ele se esqueça de você pouco tempo depois, justamente quando aquela oportunidade que você tanto esperava passa diante dos olhos desse amigo.

Isso acontece por dois motivos principais – baixa importância e baixa presença. Quando você tem uma importância elevada na vida daquela pessoa, ocupando uma posição de destaque no cume, estará sempre presente no coração e na mente daquela pessoa. Mas quando ainda não desfruta desse privilégio, você precisa se fazer presente com mais frequência para que seus amigos se lembrem de você e do que você está buscando.

Para estar presente no topo da mente dessas pessoas, você precisa seguir as estratégias de marketing para se tornar um Top of Mind, ou em outras palavras, estar “na ponta da língua”. Por exemplo, se te perguntam qual a primeira marca que vem à sua mente quando você pensa em refrigerante, achocolatado e palha de aço, você provável e instintivamente responderá Coca-Cola, Nescau e Bombril. Essas marcas usaram essa estratégia para chegarem ao topo da mente de seus consumidores.

Por isso, para a sua rede funcionar, é preciso que sua própria marca esteja presente na ponta da língua dos seus amigos. Como disse Jeff Bezos, fundador da Amazon.com e um dos gênios dessa estratégia, sua marca é o que outras pessoas dizem sobre você quando você não está na sala!

 

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

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