fbpx

Você tem medo de ser feito de idiota?

Não precisa temer! Você é, eu sou e todo mundo é feito de idiota pelos amigos, infelizmente, com mais frequência que gostaríamos. A falta de transparência nas relações humanas é uma das principais causas de perda da confiança, principalmente entre amigos, pois sempre esperamos sinceridade plena daquelas pessoas que mais consideramos.

Mas a verdade é que todos nós temos agendas ocultas em nossos relacionamentos. O que realmente tememos é que nossas reais intenções sejam descobertas, pois perderemos a confiança que demorou tanto para ser construída. Então, não seria mais fácil ser autêntico o tempo todo? Não necessariamente!

A honestidade e a transparência nos deixam vulneráveis, como dito por Madre Teresa! Ser transparente, para muitas pessoas, é uma forma de defesa. Falar a verdade de forma clara e direta pode ser muito trabalhoso, exige muita argumentação, embasamento, e uma dose de “sincericídeo”! Você pode matar um relacionamento se for sincero demais.

Por isso, há quem prefira fazer os outros de idiota mantendo amizades por interesse. E há quem goste de se fazer de idiota mantendo por perto aquelas pessoas que sabemos ter agendas ocultas conosco. Certamente, manter esses amigos interesseiros é conveniente porque também existe algum interesse oculto nelas.

O fato é que, nesse mundo maluco, somos permissivos com a falta de honestidade e transparência em algum grau, e cada um tem seu limite de permissividade. Então, não adianta se preocupar com os outros se aproveitando de você. Você precisa aprender com os devaneios de Sigmund e Freud. Não os do médico alemão, pai da psicanálise.

Como nos ensina essa tirinha do cartunista carioca Yorhán Araújo, você precisa continuar sendo legal com todo mundo, inclusive com quem quer te fazer de idiota, pois esse é um problema delas e não seu. Concluindo o pensamento de Madre Teresa, seja transparente e honesto mesmo assim!

Com isso em mente, para sua rede funcionar, não deixe de ajudar, principalmente quem quer usar e abusar da sua rede de relacionamento, mesmo quem está agindo por interesse. Lembre-se que se você ainda mantém essa pessoa interesseira por perto, ou é porque você também tem algum interesse nela, ou porque ela ainda não ultrapassou seus limites de tolerância!

 

Artigo original publicado na Newsletter “Sua Rede Funciona?” do LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/voc%25C3%25AA-tem-medo-de-ser-feito-idiota-luiz-sales/

Comentários