fbpx

Amigo é coisa para se guardar?

Pelo menos, assim falava a canção que Milton diz ter ouvido nos Estados Unidos. Segundo conta a história dessa linda música, Canção da América é uma homenagem do ícone da MPB Milton Nascimento ao ex-baterista do Beach Boys Ricky Fataar, que ele conheceu e se tornou amigo em Los Angeles no final dos anos 70. Ela é a versão em Português escrita por Fernando Brant da música Unencounter do álbum Journey to Dawn de Milton Nascimento lançado em 1979.

Eu admiro muito a beleza dessa música  e a majestosa interpretação de Milton nessa emocionante canção, considerada por muitos o Hino à Amizade no Brasil! Entretanto, conceitualmente, sua letra não valoriza a amizade como deveria para que sua rede funcione!

Primeiro, amigo não é coisa para se guardar debaixo de sete chaves. Afinal, você só faz isso com um tesouro que não quer que seja roubado. Logo, uma amizade não pode ser escondida em um cofre. Pelo contrário, ela deve ser exposta com muito orgulho para que todos da sua rede possam vê-la e se beneficiem dos laços que os unem.

Nas palestras que eu faço pela YourNetWorks em empresas, sempre comento que sua rede de relacionamento não pode ser um álbum de figurinhas da Copa do Mundo, que você tem a obrigação de completar com todos os jogadores de todas as seleções e depois guardar em uma estante. Para atingir seus objetivos através do relacionamento, você precisa “colocar esses jogadores em campo”.

Suas amizades, assim como figurinhas do álbum da Copa, podem ser trocadas livre e divertidamente com outros amigos. Quanto mais você utilizar as conexões da sua rede em prol dos seus amigos, mais valor sua rede terá. E mesmo que sua rede se torne um ativo extremamente valioso, não deve nunca ser protegida debaixo de sete chaves.

A Canção da América também fala que amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, dentro do coração. Na realidade, o que se guardam são as lembranças dos bons momentos que viveram juntos, a confiança que tem pelos seus amigos e a expectativa do que ainda poderão viver juntos, compartilhando novas experiências e emoções.

Por fim, para sua rede funcionar, se inspire no título do livro best-seller da autora Becca Anderson. A amizade não é uma coisa enorme, são milhões de pequenas coisas. Por isso, não adianta guardar em um cofre ou dentro do coração. Lembre-se que seja o que vier, venha o que vier, mesmo que o tempo e a distância digam não, qualquer dia, você e seus amigos voltarão a se encontrar!

 

Artigo original publicado na Newsletter “Sua Rede Funciona?” do LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/amigo-%25C3%25A9-coisa-para-se-guardar-luiz-sales

Comentários