Todo mundo gosta de ser uma pessoa legal. Todos querem se cercar de caras legais! Gente bacana é sempre bem-vinda, benquista e bem-vista. É por isso que muitos se esforçam tanto para serem assim percebidos. Entretanto, tamanho esforço acaba distorcendo a personalidade e transformando aquela cara em máscara.
Nessa semana, uma amiga me contou sobre uma decepção enorme que teve com um amigo no trabalho. Esse profissional afável, com quem ela compartilhava alguns interesses pessoais, tinha feito algo surpreendente. Havia escalado um assunto corporativo que poderia ter sido resolvido em uma breve conversa de corredor. Ela não entendeu os motivos dessa atitude reprovável, mas ficou extremamente decepcionada e nunca mais voltará a confiar naquele parceiro de negócios.
Quantas vezes você não se decepcionou com aquela pessoa legal? Como comentei nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, a única maneira de não se decepcionar com alguém é não esperar nada! Quando você confia demais em alguém só porque ela é simpática e agradável, tem uma chance enorme de se frustrar quando descobrir sua traição. Uma vez quebrada, a confiança dificilmente voltará ao ponto que estava antes da inesperada punhada nas costas.
É claro que esse comportamento desleal pode ser apenas uma percepção equivocada da sua parte. Na realidade, essa não era a intenção daquele cara legal. Por isso, não julgue tão rápido. Se apresse para entender e, se possível, perdoar e/ou pedir perdão por aquele mal-entendido. Desavenças só tendem a crescer se não forem retratadas logo e, com o tempo, elas podem te afastar para sempre daquela pessoa que realmente é valiosa.
Mas é possível saber se haverá ou se preparar para alguma deslealdade, falsidade ou hipocrisia vinda daquela relação aprazível? Infelizmente, não! Você só não precisará se preocupar com quem frequenta o cume da sua rede. Para a maioria de suas relações, você nunca saberá o que esperar e nem quando. O fato é que cada um carrega consigo uma agenda oculta e será capaz de frustrar suas expectativas para alcançar os objetivos. E pode esperar. A queda causada por essa rasteira vai doer muito.
Um grande especialista em traições, o ex-agente de contraespionagem da CIA, Rick Ames, disse certa vez que o mais triste da traição é que ela nunca vem de seus inimigos, mas daqueles em quem você mais confia! Por isso, não tente a todo custo ser uma pessoa legal. Para sua rede funcionar, se esforce para ser um amigo leal! A primeira pode ser enganosa. A segunda sempre será confiável. Quando cai a máscara do cara legal, você não vai gostar da cara da verdade!