fbpx

Sua amizade pode salvar uma vida?

Só quem já perdeu alguém querido sabe a dor que é carregar consigo todo o peso de quem foi perdido. Eu carrego há anos comigo o peso de não ter conseguido salvar a vida de um amigo de infância. Ele estava profundamente deprimido e cometeu o suicídio para se livrar da dor de ter perdido sua amada filha tão jovem de forma inexplicável.

Ele se sentia muito culpado por não ter conseguido salvar a vida dela, por não ter percebido que ela precisava de ajuda, por estar longe quando ela precisava, por ter perdido a fé, por não acreditar mais em Deus, por não ter sido ele que partiu em seu lugar, por ele achar que sua vida não valia nada enquanto a dela valia muito e tinha um futuro promissor pela frente. Toda essa dor e agonia foram potencializados pelo isolamento de sua profissão e o distanciamento da pandemia.

Em nossas últimas conversas alguns dias antes dele tirar sua própria vida, eu tentei mostrar o quanto ele era importante para sua família e a nós, os amigos que o amavam. Cheguei a acionar outros amigos de infância para que eles também mostrassem que se importavam. Muitos se importaram, mas não foi o suficiente. Alguns dias depois, soube que ele havia partido tragicamente com uma overdose de medicamentos em um quarto de hotel. Até hoje, me dói muito eu não ter feito mais. De não ter usado as palavras certas. De não poder estar presente para pegar na mão do meu amigo.

O que mais me entristece, entretanto, é saber que centenas de outros colegas da minha rede de relacionamento estão passando por algum nível de depressão nesse momento! Pior ainda é saber que algumas dessas pessoas queridas estão pensando em suicídio e não consigo tentar demovê-las dessa ideia sombria simplesmente por não saber quem são elas. Infelizmente, muitas pessoas nessa situação evitam pedir ajuda por acharem que estão sozinhas ou para não demonstrar fraqueza. Mas isso não é verdade! Como disse o filósofo estoico Sêneca, às vezes, até viver é um ato de coragem!

Já que não conseguimos saber a quem ajudar, é importante agir proativamente e demonstrar para as pessoas que nos cercam o quanto elas são importantes para esse mundo. O quanto elas fazem a diferença na vida de outras pessoas e o quanto ainda poderão, junto contigo, construir e contribuir para um futuro melhor.

É por isso que, para sua rede funcionar, faça como eu e dedique parte do dia aos amigos para conversar afetuosamente, inspirar o seu melhor, mostrar interesse legítimo, dar atenção plena e ouvir sem julgamentos. Cada minuto da sua amizade pode salvar a vida de alguém muito especial!

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários