fbpx

Já contou com quem pode contar?

“Sim, são pouquíssimas!” – é a resposta que recebo quando pergunto a alguém se já contou com quantas pessoas pode contar nos seus relacionamentos pessoais e profissionais. Infelizmente, esse é um erro brutal que acontece com frequência. Nós podemos contar com algumas centenas, quiçá milhares de pessoas da nossa rede de relacionamento!

Então, por que nós temos essa percepção tão equivocada sobre as pessoas que nos cercam? Simplesmente porque nós evitamos pedir ajuda, seja para não incomodar, seja para não parecer uma pessoa interesseira, ou ainda, por acreditar que não receberemos ajuda. Ou seja, não pedimos nada porque já partimos do princípio que não podemos contar com ninguém.

E esse é um enorme erro! Como já vimos em artigos anteriores dessa Newsletter, só recebe quem pede e só se frustra quem espera demais. Se você estiver pedindo algo que está ao alcance do seu amigo naquele momento, com certeza você poderá contar com essa pessoa. Você já deve ter percebido que quanto mais forte é sua relação de amizade, maiores serão suas chances de ter seus pedidos atendidos plena e prontamente, sem questionamentos.

Como sempre falo nas palestras da YourNetWorks, existe uma confusão muito grande sobre o tamanho da rede de relacionamento. Contamos com muito mais pessoas do que podemos imaginar. São pouquíssimas, na realidade, as pessoas que confiam em você e, menos ainda, as que você pode confiar. Com isso em mente, conte novamente!

É importante contar a quantidade de pessoas com quem podemos contar. Elas são portas que se abrem para mundos que não conhecemos. São pontes para oportunidades que não estão ao nosso alcance. Como nos ensina o poeta e autor americano Anthony Liccione, não se trata de quantos amigos você consegue contar, e sim com quantos deles você pode contar.

Portanto, para sua rede funcionar, primeiro você deve evitar (pré)julgamentos. Se alguém conta contigo, isso não significa que existe um interesse oculto por trás. Isso é motivo para muita alegria e orgulho. Significa que você tem muito valor para essa pessoa. Segundo, e mais importante, você precisa construir relações sólidas e duradouras de confiança. Elas são a base de todos os relacionamentos!

Comentários