Todos nós fomos criados para deixar uma marca da nossa passagem por esse planeta. Eu acredito muito nisso! Viver sem existir, com o mínimo recurso e esforço possíveis é subsistência, não é existência. Só teremos feito a diferença em nossa existência, se conseguirmos deixar um legado, ou pelo menos uma lembrança!
Esse papo filosófico tem muito a ver com o tema dessa Newsletter. Como já disse no penúltimo artigo, quem não é visto, não é lembrado. E como sempre falo nas palestras da YourNetWorks, quem muito se ausenta, um dia deixa de fazer falta. Então, se te foi concedida a graça de conhecer pessoas todos os dias, você está desperdiçando essas oportunidades únicas de imprimir sua marca nelas e de permitir que elas deixem suas marcas em você.
Se engana quem pensa que uma pessoa para ser lembrada precisa realizar algo fenomenal. Você marca a vida de outras pessoas por atos singelos, tais como pela forma como a cumprimenta com um sorriso no rosto, por um elogio sincero, pelo reconhecimento de um trabalho bem feito, pela gratidão por pequenas coisas. Se atitudes tão simples já fazem com que você fique na lembrança de alguém, imagina se fizer um pouco mais.
Esse um pouco mais também não é algo extraordinário. É sobre ajudar sem esperar nada em troca, sobre ser gentil mesmo com quem não o foi contigo, sobre estar disponível para ouvir os amigos com interesse e sem pré-julgamentos, indicar uma oportunidade mesmo antes que te peçam. São muitos atos de empatia e gentileza que nos tornam inesquecíveis!
Esse lindo pensamento do médium e filantropo Chico Xavier nos ensina que a vida na terra é uma passagem, o amor é uma miragem, mas a amizade é um “fio de ouro” que só se quebra com a morte. A infância passa, a juventude a segue, a velhice a substitui, a morte a recolhe. A mais bela flor do mundo perde sua beleza, mas uma amizade fiel dura para a eternidade. Viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças.
Por isso, para sua rede funcionar, você precisa imprimir a sua marca nos amigos que passam por sua vida. Não apenas nos poucos em quem confia, mas no máximo possível. Essas pessoas lembrarão de você, mesmo que somente com um tímido sorriso, sempre que suas atitudes e atos marcantes se fizerem presentes em suas memórias.
Artigo original publicado na Newsletter “Sua Rede Funciona?” do LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/pelo-que-voc%25C3%25AA-ser%25C3%25A1-lembrado-luiz-sales/