Você já deve ter sido convidado(a) por administradores de grupos de WhatsApp a migrar para o Telegram. Esta debandada em massa vem acontecendo desde que a plataforma de mensagens instantâneas do Facebook anunciou sua nova política de privacidade, que só entrará em vigor a partir de 15 de maio de 2021.
Em um misto de preocupação e desinformação, muitas pessoas partiram para o aplicativo russo, sem sequer ler as políticas de privacidade do app concorrente. Alguns migraram porque ouviram falar sobre os benefícios do Telegram em relação ao WhatsApp. Realmente existem recursos muito interessantes, tais como:
Criptografia e anonimato
O Whatsapp emprega criptografia padrão ponta a ponta para tudo, seja chats, chamadas de áudio ou vídeo, documentos, fotos, mensagens de voz. Tudo é totalmente criptografado de ponta a ponta. Isso torna bastante difícil para estranhos ver diretamente os detalhes da transmissão após a interceptação e ajuda a prevenir a vigilância em massa. Entretanto, o Facebook pode utilizar os dados trocados dentro de suas plataformas (Facebook, Instagram e WhatsApp) com fins comerciais.
O Telegram oferece um protocolo de dados personalizado para proteger seu “bate-papo secreto”, que usa uma combinação de criptografia de bate-papo ponta a ponta e armazena os dados das conversas nos dispositivos ao invés da nuvem, permitindo a autodestruição de mensagens por quem a recebeu.
O Telegram também permite a criação de contas anônimas com qualquer número de sua propriedade. Isso significa que você precisa ter um número válido apenas para a verificação de sua conta – pode ser qualquer número, após o qual você pode descartá-lo para permanecer verdadeiramente anônimo. Este não é o caso do WhatsApp, que exige que você carregue toda a sua lista de contatos em seus servidores, podendo ser usados para identificá-los facilmente.
Tamanho dos Grupos
O WhatsApp permite a criação de grupos normais, que permitem adicionar no máximo 256 pessoas de sua lista de contatos; além de grupos de transmissão, que também têm um limite de 256 membros, e permitem a criação de um canal de comunicação unilateral. O WhatsApp também permite que empresas criem um perfil de negócios com ferramentas para automatizar e responder rapidamente às mensagens dos clientes.
O Telegram permite três tipos diferentes de grupos – os grupos normais, que permitem adicionar no máximo 200 pessoas de sua lista de contatos; os Supergrupos permitem que 100.000 membros, permitindo que novos membros vejam todo o histórico de bate-papo, remoção de mensagens excluídas para todos os membros. Também permitem Canais, onde apenas o administrador pode postar. Esses canais podem ser usados para a transmissão de vídeos, imagens e textos e podem ter qualquer número de seguidores, o que os torna imensamente úteis para negócios e empresas que buscam novas maneiras de se conectar e informar seus seguidores.
Tamanho dos Arquivos
O WhatsApp permite aos usuários compartilhar qualquer formato de arquivo de até 100 MB. Já o Telegram permite o compartilhamento de arquivos de até 1,5 GB. Como o arquivo compartilhado é salvo na nuvem, você pode transferir arquivos de um contato para outro sem ter que fazer upload novamente.
Levando em conta apenas os recursos acima, realmente existem vantagens do Telegram sobre o WhatsApp, principalmente se seu objetivo é utilizar essa plataforma de mensagens instantâneas para comunicação em grupos, graças aos supergrupos, compartilhamento completo de arquivos e ao anonimato do Telegram.
Entretanto, se você precisa de um aplicativo de troca de mensagens instantâneas para comunicação rápida, intuitiva e que está amplamente difundido no mundo, você não pode abandonar o WhatsApp. Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, mais de 7 vezes o tamanho da base do Telegram, é muito provável que todos os seus contatos que já o utilizem, tornando a comunicação muito mais fácil e evitando o incômodo de convidá-los para uma nova plataforma.
Por isso, se você quer continuar sendo visto pelos seus amigos, você não deve, de jeito nenhum, trocar o WhatsApp pelo Telegram. Você deve sim estar em ambos para manter o seu Networking ativo nos grupos. Apesar de ser mais trabalhoso gerenciar duas plataformas, é super importante estar em todos os locais onde seus amigos também estão, sejam redes sociais, aplicativos, ou plataformas de mensagens.