Quem anda rápido chega primeiro… no céu! – é uma frase filosófica de para-choque de caminhão que serve para as estradas e para nossa vida. Pense em quantas vezes você fez algo sozinho com excelência e rápido!
Se você tem muita experiência na cozinha, pode dizer que seu arroz fica delicioso e pronto rapidinho. Um operador de máquina pode mostrar como produz bem após anos de ofício. Um atleta amador pode afirmar que tem feito sua atividade esportiva cada vez melhor e com mais agilidade. Em todos os casos, somente a prática leva a perfeição quando se depende somente de você!
Mas sozinho você não consegue chegar ao próximo nível. Um atleta não se torna profissional sem o suporte de outros, nem mesmo nos esportes individuais. Uma pessoa que corre ocasionalmente, por mais dedicada que seja, só conseguirá praticar atletismo profissionalmente com apoio de técnico, nutricionista, fisiologista, psicólogo, e até de outros atletas nos treinos e nas provas.
Por outro lado, no esporte coletivo, você pode ir mais longe até na “pelada” de domingo. É possível se tornar campeão, mesmo sem muitas habilidades individuais excepcionais, se o seu time tiver espírito de equipe e contar com jogadores que sabem complementar as competências dos colegas de campo. Assim também é na vida pessoal e profissional!
Como explico na palestra “Atingindo seus Objetivos através do Relacionamento” da YourNetWorks, você até pode alcançar algumas metas rapidamente agindo sozinho, mas só conseguirá conquistas relevantes no longo prazo com a colaboração dos outros. Sabendo disso, por que você ainda insiste em não contar com sua rede de relacionamento para te ajudar nos seus desafios?
Quem acompanha essa Newsletter já entendeu que não possui todas as habilidades e competências para conquistar tudo sozinho e muito menos rapidamente. Também aprendeu que, para ir mais longe, pode contar com sua rede sem ser uma pessoa interesseira quando o pedido de ajuda está ao alcance dos seus amigos.
Então, para sua rede funcionar, você deve seguir os ensinamentos de um dos maiores nomes da ciência moderna. O cientista inglês Sir Isaac Newton só conseguiu ver mais longe por estar sobre os ombros de gigantes! Por isso, você precisa agir rápido para começar a construir uma base sólida para contar com muitos ombros de gigantes para ver muito mais longe!