fbpx

Quanto vale o seu perdão?

Você vai errar. Ninguém é perfeito! Vai falar no impulso o que não devia, vai agir de forma precipitada e equivocada, vai insultar e tratar mal quem não merecia, vai romper relacionamentos valiosos que farão falta! A boa notícia é que a solução para todo e qualquer erro, por mais grotesco que seja, é muito simples. Basta perdoar!

Mas se a pior distância entre duas pessoas é o desentendimento e é tão simples assim resolver um erro desses, por que temos tantos problemas de relacionamento nosso dia-a-dia? Um dos motivos é que nós nem percebemos quando agimos de forma indevida. Outro, porque achamos que o mal-entendido foi da outra pessoa e não assumimos a culpa pela situação incômoda. Também porque achamos que nós apenas reagimos a uma situação desagradável e, por isso, quem nos deve desculpas é a outra pessoa.

Tudo isso realmente pode ser verdade. Você não percebeu, não foi sua intenção, não achou que foi para tanto ou está esperando a iniciativa de quem te ofendeu primeiro. Mas já se colocou nos sapatos da outra pessoa para entender que ela pode estar exatamente na mesma situação? Se vocês estão com as patas fincadas na terra, de cabeça baixa e chifres apontados para o outro lado, é mais provável que exista mais briga do que reconciliação.

Se você não tomar a iniciativa de estender a mão, mesmo se sentindo coberto de razão, não vai conseguir construir a ponte que ligará novamente esses dois mundos. Mas se refletir sobre o quanto perdeu e continuará perdendo se queimar de vez essa ponte, terá forças para dar o primeiro passo. Como disse Gandhi, o fraco nunca consegue perdoar. O perdão é um atributo dos fortes!

Outra motivação para reatar esse laço é o valor que essa pessoa traz diretamente para você e indiretamente para sua rede. Como já comentei nesse artigo anterior da Newsletter da YourNetWorks, cada indivíduo reúne uma combinação única de capacidades, competências e habilidades específicas e que podem te conectar aos círculos que elas pertencem e que você ainda não tem acesso.

Logo, para sua rede funcionar, peça perdão pelo comportamento rude, pelas palavras grosseiras, pelo mal jeito, pela ignorância momentânea, por condenar sem o devido julgamento. Como está nos ensinamentos bíblicos em Lucas 6:37, não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados! Seu perdão vale muito mais do que pode imaginar!

Artigo originalmente publicado no LinkedIn!

Comentários