fbpx

Qual é o valor da sua rede?

Tenho certeza que você não faz a menor ideia do valor que as pessoas que fazem parte da sua rede de relacionamento podem agregar a você. Na maioria das vezes, você sequer sabe dar valor a essas pessoas. Há quem pense que a rede é só uma coleção de memórias ou experiências que ficam no passado.

A verdade é que todas as memórias e experiências que vivemos com outras pessoas nos transformaram em quem somos hoje. Então, é extremamente valioso manter essas pessoas por perto para nos engrandecer ainda mais. Cada pessoa nos traz um valor distinto e que varia com o tempo e com as circunstâncias que você vive.

Mas antes de falar sobre o valor das suas amizades, é importante explicar o que gera esse valor. Como comentei no quarto artigo dessa Newsletter, é importante você formar sua rede com amigos que possuem capacidades, competências e habilidades específicas e que podem te conectar a outros mundos, ou seja, círculos que elas pertencem e que você ainda não tem acesso. Esse conjunto de particularidades é o VALOR que cada pessoa agrega a você!

No exemplo usado naquele artigo, meu amigo macaco tem habilidade de escalar árvores e, por isso, pode me ajudar a frequentar as copas mais altas da sociedade dele. Mas, se eu desprezar meu amigo peixe porque ele não tem a mesma habilidade de subir em árvores, certamente deixarei de conhecer seu valor de me guiar por um mar de oportunidades.

Como em um iceberg, nós conhecemos apenas uma pequena parte do valor das pessoas que compõem nossa rede. Conhecemos somente algumas capacidades visíveis e dos mundos que elas frequentam. São informações disponíveis nas redes sociais ou que descobrimos no breve momento em que convivemos com elas. Mas todas as pessoas do seu círculo de amizades possuem muitas outras competências e habilidades ocultas. Mas é claro que seus amigos não possuem apenas essas habilidades visíveis, aquelas que estão na ponta do iceberg.

Seria um desperdício contar com o macaco somente para subir em árvores e com o peixe somente para nadar no mar. Todos nós somos gênios, como já disse Albert Einstein. Cada pessoa na nossa rede possui um conjunto complexo de skills (soft e hard) que poderão nos adicionar muito valor, pois complementam nossas deficiências. Além disso, elas são elos de uma imensa rede que possuem inúmeras conexões para diferentes mundos.

Agora você já entende que cada pessoa possui um valor e que você só conhece a ponta desses icebergues. Aqui se aplica o conceito de estratégia comercial conhecido como CAC – Custo de Aquisição de Clientes. É muito menos custoso manter um cliente do que adquirir novos clientes para sua base. Ou seja, é muito mais simples e efetivo conhecer melhor os valores das suas amizades atuais do que buscar novos relacionamentos que adicionem valores que talvez já estejam ao seu alcance.

Portanto, para sua rede funcionar, você deve descobrir quais são as capacidades, habilidades e competências dos seus amigos para ter acesso às oportunidades adicionais que cada pessoa da sua rede pode te apresentar em seus mundos. E a melhor forma de fazer isso é se (re)aproximar dessas pessoas. Somente se eu tiver uma relação mais próxima ao peixe poderei aproveitar melhor o valor dessa amizade, como por exemplo nadar pelas infinitas possibilidades imersas no mundo dele.

Comentários