fbpx

Quem não é visto pode ser lembrado?

Com certeza! Digo isso por experiência própria! E você também já deve ter passado por isso com alguma pessoa muito querida que você não via há muito tempo, mas que veio a sua memória porque viu algo que trazia uma lembrança afetiva dela.

Isso também acontece na sua rede de relacionamento… mas não da mesma forma com todas as pessoas. Somente aquelas amizades que você guarda um carinho ou uma admiração especial é que gozam desse privilégio de não serem vistas e serem lembradas por um gatilho emocional. Por coincidência (#SQN), você tem um alto nível de confiança nessas pessoas e, muito provavelmente, isso é recíproco!

No workshop “Sua Rede Funciona” da YourNetWorks, eu explico como as pessoas estão distribuídas em nossa rede de relacionamento em um gráfico com um eixo de distância e outro da confiança. No topo desse gráfico, que tem formato de um sino (Bell Curve), temos pouquíssimas pessoas que são, ao mesmo tempo, próximas a nós e que temos alto nível de confiança nelas.

Uma pessoa que está no Cume do seu gráfico tem o luxo de não precisar aparecer para estar sempre presentes na sua memória. Seguindo esse raciocínio, se você está mais para baixo no eixo da confiança e para os lados no eixo da distância, precisará ser visto para galgar melhores posições nesse gráfico.

E se uma pessoa não é vista com frequência, será jogada dia-a-dia para o fundo do gráfico e dificilmente será lembrada! E se ela não é lembrada, com o tempo, acabará fatalmente sendo esquecida! Uma vez fora desse gráfico, você terá uma tarefa árdua para sair da obscura zona de esquecimento, aonde você é invisível e insignificante.

Para que isso não aconteça contigo, pelo menos não com as pessoas relevantes do seu relacionamento, você precisa assumir seu protagonismo nesse escalada ao Cume dentro da sua rede. Como dito no livro best-seller Station Eleven da premiada escritora canadense Emily St. John Mandel, primeiro nós só queremos ser vistos. Depois disso, nós queremos ser lembrados!

Portanto, para sua rede funcionar, pense estrategicamente como você quer ser visto e por quem. Afinal, não basta ser bem visto. Você precisa criar uma boa percepção. Isto é, suas aparições precisam agregar valor às pessoas para aumentar sua proximidade e a confiança percebida delas em você. Assim, palmo-a-palmo, você conseguirá alcançar o Cume e será especialmente lembrado, mesmo quando não estiver sendo visto!

Artigo original publicado no LinkedIn. 

Comentários