fbpx

Você prefere viver feliz ou com ódio?

Os sentimentos são consequências de nossas decisões. Quando decidimos amar o próximo, independentemente de suas convicções, a consequência é ter a felicidade de viver em paz e feliz! Por outro lado, você viverá com raiva e ressentimento das pessoas que odeia por serem diferentes, seja em opiniões, preferências, escolhas, crenças, raças, entre outras particularidades.

Fiquei muito surpreso com as reações em relação ao último artigo da Newsletter da YourNetworks sobre assuntos polarizantes. Alguns, em tom de brincadeira, condicionaram a amizade ao voto no seu candidato ou à torcida pelo seu time. Outros, mais radicais, afirmaram que preferem perder os amigos a aceitar em seu círculo pessoas que compactuam com os crimes de um candidato ou que preferiam não manter laços de amizade com pessoas de outra identidade de gênero.

É muito triste testemunhar tantos exemplos de intolerância, que é um comportamento odioso de repulsa e de repugnância pelas diferenças, e que é provocada pela falta de compreensão ou aceitação de algo. Pior ainda é saber que a falta de respeito pelos outros é tratada como algo natural. Ambos são desvios de caráter que transmitem mensagens extremamente negativas para a construção de relações sólidas e duradouras de confiança.

Ou seja, o ódio não apenas afastará da sua vida as pessoas com quem você é intolerante. Afastará principalmente aquelas amizades que perceberão sua polarização, intolerância e falta de respeito e, consequentemente, questionarão suas virtudes a força do seu caráter. Se isso tudo não bastasse, viver com ódio também fará mal ao seu organismo. Diversas doenças de fundo emocional, como o câncer, podem estar ligadas aos sentimentos negativos de ódio, repúdio ou desejo de vingança.

Mas se vingar de alguém, pode até te fazer feliz por alguns minutos. Para ser feliz por muito tempo, é preciso perdoar ou aceitar as diferenças. Como nos ensinou Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofos do cristianismo, o ressentimento é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra! Tenho certeza de que você prefere ser feliz a viver com ódio. Mas lembre-se sempre que esse sentimento positivo é uma consequência de suas próprias decisões.

A felicidade é um sentimento muito difícil de alcançar, mas é possível e desejável. Ela exige esforço, respeito, aceitação e tolerância com as diferenças. Para a sua rede funcionar é fundamental fortalecer seu caráter, solidificar os pilares da confiança e, como consequência, ter relacionamentos felizes por muito tempo!

Comentários