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Você é quem você conhece?

Será mesmo? Quando ouvi esse aforismo pela primeira vez, até acreditei que era verdade. Afinal, se você conhece pessoas importantes e poderosas, significa que você terá acesso a um mundo repleto de oportunidades fantásticas, certo? Errado!

Primeiro erro é que você pode até conhecer muita gente, mas tem pouquíssimos amigos com quem contar. Como já escrito em um artigo anterior, conhecer não é o suficiente. Para que você possa contar mesmo, você precisa construir relações sólidas e duradouras de confiança, que são a base de todos os relacionamentos!

O segundo problema é que você pode até ter uma excelente rede de contatos importantes, mas ela só poderá te ajudar se souber que você existe. Afinal, como já dito em outro famoso aforismo: “Quem não é visto, não é lembrado!”. Eu expliquei nesse artigo como ganhar relevância na sua rede e realmente poder contar com essas pessoas conhecidas.

Um outro ponto a ser considerado é que você não conhece as pessoas. Só conhece aquilo que elas permitem que você conheça. Isso se aplica tanto à personalidade quanto às capacidades, competências e habilidades específicas que essas pessoas possuem. Como descrevi em outro artigo desta newsletter, esse é o verdadeiro valor da sua rede. Ou seja, o que você não conhece, não pode te ajudar.

Por último e mais importante é que você mal se conhece, quanto mais conhecer bem as pessoas da sua rede de relacionamento e o que esperar delas.

Parafraseando um dos tratados militares de A Arte da Guerra do general e estrategista chinês Sun Tzu, se você não conhece nem o outro nem a si mesmo, nunca obterá sucesso. Se você se conhece, mas não conhece bem o outro, para cada conquista sofrerá também uma derrota. Agora, se você conhece a outra pessoa e conhece a si mesmo, vai ter resultado nas suas cem batalhas ou nos cem pedidos de ajuda.

Enfim, para sua rede funcionar, é importantíssimo que você construa relações de confiança para conhecer bem essas pessoas e possa verdadeiramente contar com elas. Somente assim você pode afirmar que você é quem você conhece!

Artigo original publicado no LinkedIn.

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