fbpx

Seus amigos são normais?

Nos anos 1980, o programa humorístico Viva o Gordo, comandado pelo impagável Jô Soares, tinha um quadro engraçado capitaneado pelo saudoso humorista Francisco Milani. Ele fazia os pedidos mais absurdos. Quando recebia reações espantadas dos seus interlocutores, sua resposta com olhar penetrante era “Está me olhando por que? Eu sou normal!!!”

Atualmente, esse bordão deixou de fazer sentido uma vez que todas as pessoas têm direito a expressar sua individualidade da forma que preferir sem preconceitos. Um amigo que come batatas fritas mergulhadas no milkshake é tão normal quanto aquela que deseja andar seminua no inverno. Aquela funcionária toda tatuada e de cabelo azul é tão normal quanto aquele que trabalha remoto do Nepal usando um MacBook Pro de última geração.

Então, a normalidade é simplesmente uma questão de nível de aceitação. Se as escolhas dos seus amigos estão dentro da medida da sua régua moral, são consideradas aceitáveis e, portanto, essas amizades são normais. Aquelas ações e decisões que ultrapassam os seus limites morais, são consideradas anormais e inaceitáveis. Ou seja, os limites estão dentro de você. Seus sentimentos em relação a cada um do seu convívio estão ligados à sua tolerância!

Como eu escrevi nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, nossos sentimentos são consequências de nossas decisões. Quando decidimos amar o próximo, independentemente de suas escolhas, a consequência é ter a felicidade de viver em paz e feliz! Por outro lado, você viverá com raiva e ressentimento das pessoas que odeia por serem diferentes, seja em opiniões, preferências, escolhas, crenças, raças, entre outras particularidades!

Quando você decide ser mais tolerante, abre o coração para abrigar muito mais amigos e suas diversidades únicas. E, como já escrevi diversas vezes aqui, quanto mais diversa for sua rede de relacionamento, mais oportunidades você passará a ter acesso. E não estou falando apenas a oportunidades relacionadas àquela singularidade. Cada indivíduo frequenta círculos que você nem imagina! Cada um pode colaborar com seu sucesso!

A verdade é que o valor da sua rede está diretamente relacionado a sua heterogeneidade e sua amplitude. Quanto mais diversos são seus relacionamentos, conseguirá ingressar em universos nunca antes imaginados. Quanto mais ampla for sua rede, ou seja, quanto mais antagônicos forem os perfis das suas relações, mais extensas serão as pontes que te ligarão a múltiplas oportunidades.

Como disse o escritor e “psicomago” franco-chileno Alejandro Jodorowsky, a normalidade é ser diferente. Cada pessoa é diferente e, um dia, você precisa ter consciência da sua diferença, de que você não é igual aos outros. Isso é normal! Por isso, para sua rede funcionar, seja tolerante com as diferenças, estenda sua régua moral para aceitar aquelas amizades que você ainda considera anormais. Afinal, nem você é normal sendo intolerante e inflexível!

Curtiu este artigo? Então, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe com seus amigos normais e com os anormais também!

Comentários