fbpx

Até onde você pode ir sozinho?

“Antes só do que mal acompanhada” é a frase clássica daquela pessoa que não quer a companhia de ninguém, normalmente depois de ter se magoado ou frustrado com alguém. Nesses momentos, ficar só é mesmo a melhor opção para refletir, meditar, orar, cicatrizar as feridas, até estar melhor para se reerguer. Mas não dá para seguir só por muito tempo!

Você até pode fazer muita coisa por si só, mas a vida dinâmica demanda interação. Como diz o provérbio africano que usei para ilustrar esse artigo – “Se você quer ir rápido, vá sozinho! Mas se quiser ir longe, vá acompanhado!”. A maioria dos conteúdos compartilhados nessa Newsletter fala sobre a importância da colaboração nos seus mais diversos tipos de conexões interpessoais e níveis de relacionamento.

Eu realizei pouquíssimos trabalhos relevantes fazendo tudo sozinho. Nessa semana, o Facebook me lembrou de um deles. Há 3 anos, durante a pandemia, aproveitei o tempo de isolamento em casa para desenvolver, produzir, gravar, editar e lançar o primeiro treinamento digital da YourNetWorks. A curso online “Networking Efetivo: Guia Prático para sua Rede Funcionar“, que tem duas horas e meia de conteúdo audiovisual apresentados em 20 aulas divididas em 4 módulos, foi lançado pouco tempo depois na plataforma Hotmart.

Mesmo reunindo todas as capacidades necessárias para concretizar esse projeto solo, do qual me orgulho muito, ele só foi concluído com sucesso inicialmente graças aos feedbacks de algumas pessoas próximas que assistiram tudo em primeira mão. Após o lançamento, precisei ainda mais do apoio dos amigos, não só daqueles que compraram, mas principalmente dos que seguem promovendo meu treinamento em suas redes de relacionamento.

O fato é que é muito difícil você ter todas as capacidades para fazer tudo sozinho. Como disse nesse artigo, você acaba escolhendo suas amizades por interesse. Em outras palavras, você tende a selecionar os membros da sua rede pelas capacidades, competências e habilidades que complementem a sua. E é essa diversidade que gera valor na sua rede.

É verdade, afinal, que você não consegue ir muito longe sem contar com os outros. Mas também é verdade que você só consegue se transformar em alguém melhor quando olha para dentro e desenvolve novas skills! Um ótimo exemplo é da blogueira norte-americana Mandy Hale, que se transformou em uma autora best-seller do New York Times. Ela é a criadora do movimento de mídia social “A Mulher Solteira”. Mandy ressalta que é preciso uma temporada de solidão e isolamento para a lagarta ganhar asas.

Portanto, para sua rede funcionar, aproveite a solidão para se desenvolver, mas esteja sempre conectado com quem pode te elevar e levar mais longe! Esteja só enquanto ganha asas, mas não para voar solo. Voamos mais alto e melhor quando temos companhia. Sou extremamente grato por contar contigo ao meu lado nesse voo!

P.S.: Se quiser prestigiar meu curso, estou dando nessa semana um super desconto de 50%!!! É só clicar no link abaixo e inserir o código 50OFF para adquirir meu treinamento por apenas 4x R$24,90.

E o melhor é que se não gostar, pode desistir em até 21 dias e receber todo dinheiro de volta. Mas tenho certeza de que será muito útil para sua rede funcionar!

https://go.hotmart.com/X33581110O

 

Se curtiu esse artigo, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe com quem está perto de ti mesmo quando você está só!

Comentários