fbpx

Você já agradeceu a vida que tem?

Vamos falar sobre gratidão! É aquele sentimento de reconhecimento, aquela necessidade de quitar uma dívida com quem nos fez o bem. Aquela emoção que nos leva a agradecer uma pessoa que fez o bem a quem estimamos muito. Gratidão, na Bíblia, é a qualidade de reconhecer e valorizar as dádivas recebidas por Deus, seja pela vida, pela saúde, família, capacidades, habilidades, e inclusive pelos amigos que temos.

A gratidão, entretanto, é algo muito pouco praticado. Agradecemos pouco pelo que temos e recebemos. Mas ao mesmo tempo, esperamos receber esse reconhecimento dos outros e nos frustramos quando não o recebemos. O fato é precisamos ter gratidão por todos que nos permitiram ser o que somos nessa vida. Lembre-se que nós, humanos, nascemos subdesenvolvidos e só conseguimos evoluir à autossuficiência com os cuidados e educação de um grupo de pessoas, seja em uma tribo, uma comunidade, ou no seio de uma família. Só por isso, já precisamos agradecer por nossa existência a essa equipe que se dedicou à nossa formação.

O sucesso nesse processo evolutivo depende diretamente da força dos laços sociais com quem nos cerca. Isso continua ao longo da vida. Conseguimos atravessar a infância graças ao apoio da família e de nossos educadores. Seremos exitosos na vida adulta com o auxílio de parentes e amigos. Teremos longevidade se seguirmos as orientações de especialistas que escolhemos para nos suportar. Em suma, ao longo de toda nossa jornada, temos uma dívida eterna de gratidão com todas aquelas pessoas que querem o nosso bem.

Quando falamos em redes de relacionamento, a gratidão é um componente fundamental para a formação do caráter e, consequentemente, na construção da confiança. Quando você agradece um amigo por uma ajuda, pavimenta uma via de acesso ao seu coração. Por outro lado, quando deixa de reconhecer seu esforço, fragiliza o laço social que os une. Nas palestras que fiz para executivos em recolocação, uma das maiores reclamações era justamente a falta de gratidão. Eles se revoltavam com seus ex-colegas ingratos que os bajulavam enquanto empregados, mas não os ajudavam mesmo depois de tanto que fizeram por esses profissionais.

Por isso, temos que fazer mais do que simplesmente agradecer e reconhecer por quem somos hoje. Como dito por John Fitzgerald Kennedy (JFK), o 35º Presidente dos Estados Unidos da América, ao expressar nossa gratidão, nunca devemos esquecer que a maior gratidão não é proferir palavras, mas sim viver por elas! Para sua rede funcionar, você precisa viver suas palavras com sinceridade. Agradeça sempre que possível a todos pela vida que tem. Será graças a essas pessoas especiais que você poderá ter muito mais!

 

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários