fbpx

Qual é sua Visão sobre o futuro do trabalho?

Muito se fala sobre os impactos que a tecnologia causa no futuro do trabalho. Não é de hoje que especialistas falam que os robôs acabarão com empregos, principalmente os mais operacionais. Mais recentemente, é a inteligência artificial que virou a maior vilã do mercado de trabalho! Além de substituir pessoas com funções de baixa complexidade, ela também tem sido acusada de excluir profissionais talentosos em processos seletivos.

É absolutamente correto afirmar que novas tecnologias transformam o mercado. E isso é verdade desde sempre. Enquanto algumas profissões são extintas, muitas outras são criadas. Datilógrafos e telefonistas que o digam. Essas pessoas não deixaram de trabalhar por conta do fim de suas funções. Muitas se adaptaram e buscaram novas ocupações. As teorias sobre a evolução das espécies comprovam que não são os mais fortes que sobrevivem e sim aqueles que melhor se adaptam!

Um dos setores que mais tem se transformado no Brasil é o de serviços, principalmente o Varejo, que é um dos principais empregadores formais do País. De acordo com o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em 2022 o varejo ampliado empregou 25,8% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil, nos mais diversos segmentos, tais como franquias, shopping centers, hiper e supermercados, e-commerce, material de construção, farmácias, entre outros.

Não são apenas os empregos de frente de caixa e de estoquistas que estão ameaçados. Vagas de compradores e vendedores, por exemplo, são eliminadas à medida que processos comerciais se tornam mais automatizados e as decisões de negócios são baseados alto volume de dados. Esses profissionais, portanto, precisam se adaptar a uma nova realidade com menos empregos formais, mas com muitas oportunidades para empregar seu mais alto valor.

Como comentei nesse artigo dessa Newsletter no LinkedIn, cada um desses profissionais é único no mercado! A rede de relacionamento que eles construíram ao longo de anos de interações e experiências com outros colegas moldaram suas competências (hard skills) e habilidades (soft skills). E como falado no artigo anterior, todos estão super conectados em pequenos círculos.

Nesse sentido, ontem tive a felicidade de reencontrar velhos amigos da comunidade Visão Varejo e de apresentar a palestra da YourNetWorks no lançamento oficial da Plataforma Visão Varejo, uma ferramenta tecnológica desenvolvida para tornar o varejo brasileiro muito mais colaborativo. Quem participou desse evento pode comprovar o verdadeiro valor das amizades nesse setor tão desafiador!

Como dito por Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução, “as amizades de um homem são uma das melhores medidas de seu valor”! Por isso, para sua rede funcionar, valorize suas relações além do profissional e deixe a tecnologia ajudar no seu processo de adaptação!

 

Curtiu? Se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe este artigo com suas amizades valiosas!

Comentários