fbpx

É inteligente ter amigos inteligentes?

Há quem prefira se cercar de pessoas limitadas intelectualmente, por incrível que pareça! Existem pessoas que se sentem acuadas por quem tem capacidades intelectuais destacadas e, por isso, preferem se relacionar com amigos com repertórios limitados. Tem que se sinta ameaçado, principalmente no mundo corporativo, e prefira uma equipe bajuladora, pacata e pouco questionadora.

Mas o que é a inteligência, afinal? A definição dada pela Associação Americana de Psicologia é a capacidade de adquirir informações, aprender com experiências, adaptar-se ao ambiente, entender e utilizar corretamente o pensamento e a razão. A inteligência pode ser medida pelo Quociente de Inteligência (QI), que é uma medida padrão com base em testes psicológicos, calculado em função da discrepância de uma pontuação individual em relação à pontuação média da população.

Há também a Teoria das Múltiplas Inteligências criada pelo professor de psicologia Howard Gardner da Universidade de Harvard que mostra que existem 8 tipos de inteligências. Cada indivíduo tem uma combinação muito particular desses tipos de inteligência. Graças suas características específicas, os destaques em cada categoria podem determinar o sucesso de uma pessoa, principalmente em relação as suas escolhas profissionais.

Segundo essa teoria, existem profissões recomendadas para quem se destaque em cada área. Por exemplo, arquitetos e engenheiros possuem alta Inteligência Espacial; atletas e atores têm Inteligência Corporal-cinestésica; compositores possuem Inteligência Musical destacada; jornalistas e advogados têm elevada Inteligência Linguística; economistas e programadores possuem Inteligência Lógico-matemática; políticos e vendedores contam com Inteligência Interpessoal superior; terapeutas e filósofos, Inteligência Intrapessoal; e geólogos e fazendeiros com Inteligência Naturalista.

Portanto, se você quer ser excepcional em alguma área, você precisa entender quais tipos de inteligência que você tem vantagens e, então, desenvolver os pontos fortes característicos. Ou seja, uma carreira bem-sucedida pode estar relacionada ao desenvolvimento individual de pontos específicos em cada área. Mas como escrevi nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, por mais inteligente que você seja em algumas áreas, grandes coisas nunca são feitas por uma só pessoa. O sucesso individual é fruto de trabalho colaborativo.

Você precisa contar com um time com capacidades, habilidades e competências únicas, com craques com tipos de inteligência distintas e complementares para atingir seus objetivos. Mas você não precisa ser a pessoa mais capaz da “rodinha” para se cercar de pessoas diferenciadas. Como disse o 32º presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt, não sou o cara mais inteligente do mundo, mas com certeza sou capaz de escolher amigos inteligentes!

Portanto, para sua rede funcionar, seja capaz de ter na sua rede de relacionamento amigos com os mais variados tipos de inteligência!  Da mesma forma que uma carreira de sucesso atrai amizades de sucesso, amigos inteligentes atraem oportunidades interessantes!

 

Curtiu? Se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe esse artigo com seus amigos inteligentes!

Comentários