fbpx

Como ter sucesso nas redes estando fora delas?

De quais redes você anda participando? São somente aquelas virtuais onde todos têm inúmeras virtudes e nenhum defeito? É no maravilhoso mundo das postagens motivacionais? Ou é nas rodas de conversas com amigos de verdade? Ou ainda nos corredores do mundo corporativo onde conexões reais acontecem, tanto para sua vida profissional quanto pessoal?

Estar em rede significa estar conectado com as pessoas que realmente importam para você, aquelas que adicionam verdadeiro valor na sua vida. Aquelas com que você pode contar sempre e incondicionalmente. São as conexões com amigos especiais que podem te levar para lugares inimagináveis. Infelizmente, muitos acham que as redes sociais são sua rede da vida real, mas não! Tenho certeza que você já cruzou na rua com inúmeras pessoas que estão conectadas contigo no mundo virtual e sequer as reconheceu.

O sucesso da nossa rede depende de poucos e confiáveis amigos com quem interagimos primariamente fora das redes sociais. A prova científica disso é o Número Dunbar, criado a partir de estudos teóricos desenvolvidos pelo antropólogo britânico e psicólogo evolucionista britânico Robin Dunbar, a quem já citei aqui neste artigo da Newsletter da YourNetWorks!

Essa teoria mostra que nossa rede evolui em uma escala de 3, começando pelo nosso círculo mais íntimo, que em média é formado por 1,5 pessoas, normalmente os pais ou cônjuges e filhos. O próximo círculo é formato pelos amigos próximos, que em média são cinco (1,5 x 3). Os círculos seguintes continuam crescendo na mesma escala e chegam a 150 amigos que, de acordo com a teoria de Dunbar, seria a capacidade máxima de relações interpessoais que nosso cérebro tem capacidade de gerenciar.

Nós temos a falsa impressão de que podemos gerenciar muitíssimo mais relações por causa das redes sociais, mas dificilmente sabemos de detalhes suficientes sobre as milhares de conexões mantidas no mundo virtual! O que efetivamente temos de benefício das redes é ver e ser visto por um número colossal de pessoas. Entretanto, isso não significa que elas façam parte da nossa rede e muito menos que elas contribuam com o nosso sucesso!

O fato é que a maior parte da vida é offline, como dito pela diretora de cinema e roteirista americana Miranda July. Ela continua: “Acho que a vida sempre será offline; comer, sentir dor, dormir e amar acontecem no corpo! Por isso, para sua rede funcionar, dedique mais tempo para quem está ao seu lado no mundo real e deixe as redes sociais para acompanhar aqueles que não podem estar por perto. Seu sucesso acontece nas redes reais!

Se curtiu este artigo, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe com sua rede de conexões verdadeiras!

Comentários