fbpx

Sua sala fala?

Os ambientes onde você vive ou trabalha, com o tempo, recebem seu toque próprio para torná-los esteticamente mais agradáveis e funcionais. A decoração, mesmo em um ambiente corporativo, é uma forma de expressão pessoal. A seleção dos móveis e objetos decorativos refletem dados importantes sobre a história de vida e até sobre os interesses e valores de quem decorou aquela sala.

Isso não é conversa de arquitetos e decoradores. O design do espaço pode revelar muito sobre a personalidade e o estilo de vida de uma pessoa. As cores escolhidas, por exemplo, podem indicar traços da personalidade. Se você visita uma sala colorida e cheio de estampas, logo pensa que o morador é alegre e comunicativo. Pessoas que preferem decoração tradicional podem ser vistas como confiáveis e valorizam relações familiares e de amizade. Aqueles que optam por um estilo moderno tendem a ser extrovertidos, gostam de simplicidade e são práticos.

Ou seja, a decoração é um reflexo de quem somos e do que valorizamos. É uma expressão da nossa personalidade. Por isso, quando somos convidados pela primeira vez a visitar alguém, em casa ou no trabalho, estamos na verdade recebendo um convite valioso para entrar em seu mundo. Mas pouca gente consegue ter a sensibilidade para fazer a leitura do espaço e usar essas informações de itens decorativos para estabelecer uma conversa a partir de pontos de interesse em comum.

Esse bate-papo inicial, aquecimento da discussão principal, pode fazer a diferença entre você ganhar um negócio e uma amizade para a vida ou perder a oportunidade de fechar um negócio importante e de estabelecer uma conexão relevante para seu futuro profissional. Se você trabalha com vendas, por exemplo, já aprendeu a importância de interpretar o ambiente com maestria, sempre com discrição e agilidade. Você não quer que seu anfitrião perceba sua curiosidade e nem que se distraía do ponto central.

Como expliquei nesse artigo da Newsletter da YourNetWorks, estabelecemos nossas relações com base em interesses em comum. Se você é capaz de identificar itens decorativos que conectem a seus temas de interesse, terá a vantagem de encantar seu interlocutor desde o primeiro encontro. E cativar seu anfitrião é a maior conquista que você pode ter para atingir seus objetivos com sucesso. Afinal, você jamais terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão em alguém!

Eu adoro encontrar essas conexões. Posso garantir que isso é possível até em reuniões virtuais. Um quadro, um instrumento musical, um porta-retrato, um brinquedo de criança ou de pet são ganchos para abrir uma pauta agradável que pode se estender para uma relação de confiança, que, por sua vez, é fundamental para relacionamentos duradouros, pois agora vocês fazem parte da mesma turma!

A historiadora e escritora norte-americana Barbara W. Tuchman disse que uma amizade diferenciada não pode ser facilmente revertida amanhã se tiver suas raízes em interesses comuns e crenças partilhadas. Por isso, para sua rede funcionar, crie conexões primeiro com a sala e depois a partir do que ela fala!

 

Curtiu este artigo? Então, se inscreva na Newsletter no LinkedIn e compartilhe este artigo com aqueles anfitriões com interesses em comum!

Comentários