fbpx

Quem está próximo é próximo?

Entre tantas definições, próximo pode ser tanto o adjetivo que define um local perto como também o substantivo que indica o indivíduo que pode ser considerado um semelhante. Logo, podemos concluir que quem vive perto de nós é uma pessoa que reflete muito de quem somos, certo?

Errado! Por incrível que pareça, nutrimos sentimentos de amizade, admiração e respeito por amigos que vivem até em outro continente e com quem não falamos há anos. Por outro lado, presenciamos brigas homéricas entre vizinhos que convivem no mesmo espaço diariamente e compartilham realidades muito semelhantes, resultando em baixa afinidade, falta de respeito e desconfiança no “próximo” que está tão próximo.

Isso se explica, em parte, porque proximidade em demasia causa toda sorte de desentendimentos e desencadeia uma gama de ações pecaminosas, tais como inveja, raiva, soberba, avareza, ou até cobiça (inclusive à mulher do próximo). Os julgamentos, muitas vezes por estereotipagem, levam ao afastamento de pessoas que poderiam se tornar amizades esplêndidas. A proximidade física serviria também para a proteção do grupo, amparo coletivo, defesa de interesses comuns, entre outros inúmeros benefícios.

Porém, ao invés disso, esses desentendimentos, que ocorrem com certa frequência até no núcleo familiar, tem o efeito contrário. Eles não só empurram as pessoas próximas para longe no eixo horizontal da Curva de Relacionamento, como também as jogam para baixo no eixo vertical da Confiança. Afinal, para que exista proximidade é imprescindível que existam, antes de mais nada, respeito e admiração mútuas.

Como já comentei nesse artigo anterior da Newsletter da YourNetWorks, você tem o livre arbítrio de viver feliz ou com ódio. Entretanto, como nos ensinou Santo Agostinho, o ressentimento é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra! E como bem refletiu o filósofo indiano Chanaquia, aquele que vive em nossa mente está próximo mesmo que esteja longe; mas aquele que não está em nosso coração está longe, mesmo que esteja bem próximo.

Portanto, para sua rede funcionar, tente entender as reais intenções de quem tem forçado esse distanciamento. Muito provavelmente isso poderá reverter sua percepção negativa e estreitar seu relacionamento. Tenha proximidade com quem confia e aumente a confiança em quem você tem por perto! Isso só trará benefícios para você e todas as pessoas que estão próximas!

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Comentários